Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Como realizar mudanças significativas?

O que mais se comenta entre professores e em grande parte das famílias, é que os jovens de hoje têm um péssimo comportamento. Não aceitam limites, não respeitam regulamentos, são agressivos, baderneiros, e uma lista enorme de contravalores é apresentada nessas conversas.

Líderes, principalmente nas pequenas e médias empresas, reclamam que, aspirantes a cargos não apresentam valores tais como: interesse, assiduidade, pontualidade, persistência, responsabilidade, comunicação efetiva, paciência, humildade, tolerância, dentre outros. Encontram muitas dificuldades para se organizarem em equipes, para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e menos estressante.

De fato, pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná, recentemente, pelo Núcleo de Análise do Comportamento mostrou que 66% dos alunos disseram ter sofrido ou cometido agressões contra colegas de escola nos últimos meses.

Outra pesquisa realizada pelo Núcleo de Família e Comunidade da PUC – SP constatou que cerca de 60% dos jovens paulistanos não reconhece os limites impostos pela família e pela escola. Pesquisadores afirmam que o número de valores positivos agregados pelo jovem ao seu sistema de crenças é abaixo do desejado. A falta desses valores favorece o comportamento de risco.

O que leva o indivíduo a ter atitudes equivocadas? - A ausência da vivência de valores éticos.

Há de se lembrar que grande parte do sofrimento do homem de hoje, de sua angústia, de seus medos, de seu estresse tem, na falta da vivência desses valores, sua origem. Isto dificulta o encontro do homem consigo mesmo criando a solidão humana e todas suas consequências.

Daí a necessidade de rever o caminho. Daí a necessidade de questionar nossas ações no campo da educação tanto familiar, quanto escolar. Daí a necessidade de utilização de novas técnicas, e, ainda, a necessidade de um trabalho sistemático e direcionado, seja no interior da família, seja da escola ou da empresa.

O INEXCE – Instituto de Excelência em Educação desenvolveu a técnica “GERENCIAR-SE POR VALORES” para ser vivenciada nas escolas, nas famílias e nas corporações, com o objetivo de criar um ambiente adequado para que o indivíduo possa incorporar um número maior de valores ao seu sistema de crenças e, com isso, evitar comportamentos de risco.

Nosso sistema de crenças, ou nosso “modelo mental” onde se encontram os valores adquiridos pela nossa experiência e educação é o responsável pela geração de pensamentos; os pensamentos geram estados emocionais que

produzem tipos específicos de comportamento que, por sua vez, irão gerar os resultados adequados, positivos ou inadequados e negativos.

A boa notícia é que “O homem, independentemente de sua idade e condição sociocultural, tem, a cada momento existencial, a oportunidade de rever seu processo de interpretação e expandir seu aprendizado, de reorganizar seus paradigmas socioculturais, seus padrões de reações, seus estereótipos sociais, contidos em sua memória”.( A. J. Cury – Inteligência Multifocal – Ed. Cultrix – 6ª edição - 2004 – pág.220). Pode, portanto, enriquecer sua memória com a vivência de novos e importantes valores positivos.

Nossa tarefa, portanto, é trabalhar no sentido de incutir valores positivos ao sistema de crenças dos indivíduos. A incorporação desses valores causa mudanças significativas e duradouras que, tendendo para o bem, irão garantir mais harmonia e tranquilidade no seio da família, ambiente mais propício para a aprendizagem nas escolas, mais organização e sinergia nas corporações e mais paz social.


JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE

Profissăo Mestre Ano 7 Nº 114

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada