Como realizar mudanças significativas?
O que mais se comenta entre professores e em grande parte das famílias, é que os jovens de hoje têm um péssimo comportamento. Não aceitam limites, não respeitam regulamentos, são agressivos, baderneiros, e uma lista enorme de contravalores é apresentada nessas conversas.
Líderes, principalmente nas pequenas e médias empresas, reclamam que, aspirantes a cargos não apresentam valores tais como: interesse, assiduidade, pontualidade, persistência, responsabilidade, comunicação efetiva, paciência, humildade, tolerância, dentre outros. Encontram muitas dificuldades para se organizarem em equipes, para criar um ambiente de trabalho mais harmonioso, produtivo e menos estressante.
De fato, pesquisa realizada na Universidade Federal do Paraná, recentemente, pelo Núcleo de Análise do Comportamento mostrou que 66% dos alunos disseram ter sofrido ou cometido agressões contra colegas de escola nos últimos meses.
Outra pesquisa realizada pelo Núcleo de Família e Comunidade da PUC – SP constatou que cerca de 60% dos jovens paulistanos não reconhece os limites impostos pela família e pela escola. Pesquisadores afirmam que o número de valores positivos agregados pelo jovem ao seu sistema de crenças é abaixo do desejado. A falta desses valores favorece o comportamento de risco.
O que leva o indivíduo a ter atitudes equivocadas? - A ausência da vivência de valores éticos.
Há de se lembrar que grande parte do sofrimento do homem de hoje, de sua angústia, de seus medos, de seu estresse tem, na falta da vivência desses valores, sua origem. Isto dificulta o encontro do homem consigo mesmo criando a solidão humana e todas suas consequências.
Daí a necessidade de rever o caminho. Daí a necessidade de questionar nossas ações no campo da educação tanto familiar, quanto escolar. Daí a necessidade de utilização de novas técnicas, e, ainda, a necessidade de um trabalho sistemático e direcionado, seja no interior da família, seja da escola ou da empresa.
O INEXCE – Instituto de Excelência em Educação desenvolveu a técnica “GERENCIAR-SE POR VALORES” para ser vivenciada nas escolas, nas famílias e nas corporações, com o objetivo de criar um ambiente adequado para que o indivíduo possa incorporar um número maior de valores ao seu sistema de crenças e, com isso, evitar comportamentos de risco.
produzem tipos específicos de comportamento que, por sua vez, irão gerar os resultados adequados, positivos ou inadequados e negativos.
A boa notícia é que “O homem, independentemente de sua idade e condição sociocultural, tem, a cada momento existencial, a oportunidade de rever seu processo de interpretação e expandir seu aprendizado, de reorganizar seus paradigmas socioculturais, seus padrões de reações, seus estereótipos sociais, contidos em sua memória”.( A. J. Cury – Inteligência Multifocal – Ed. Cultrix – 6ª edição - 2004 – pág.220). Pode, portanto, enriquecer sua memória com a vivência de novos e importantes valores positivos.
Nossa tarefa, portanto, é trabalhar no sentido de incutir valores positivos ao sistema de crenças dos indivíduos. A incorporação desses valores causa mudanças significativas e duradouras que, tendendo para o bem, irão garantir mais harmonia e tranquilidade no seio da família, ambiente mais propício para a aprendizagem nas escolas, mais organização e sinergia nas corporações e mais paz social.
JORNAL VIRTUAL PROFISSĂO MESTRE
Profissăo Mestre – Ano 7 Nº 114
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