As revistas desenvolvidas exclusivamente para as crianças no que se refere a desenhos para colorir, ou para formar, são quase uma unanimidade na infância. Além do prazer em visualizar o desenho pronto, outros fatores que elas nem imaginam estão sendo desenvolvidos.
Um deles é a expressão pessoal, percebida nas cores utilizadas ao colorir, ou até mesmo, nos desenhos construídos pela criança. Normalmente, é através deles que ela estabelece uma linguagem comunicativa ou sentimental, por isso, neste âmbito, é importante perceber que tipos de desenhos são feitos, pois, certamente retratam o recado passado pelo pequeno autor.
Outro ponto importante é o controle exercido para segurar o lápis enquanto estiver colorindo, em outras palavras, o ato de pintar desenvolve a coordenação motora, fundamental quando se aprende a escrever. Uma atividade também presente nas revistas para pintar que contribui para a melhoria do controle com o lápis é o ligue os pontos, que estão dispostos em diferentes posições aparentemente aleatórias e, ao final, forma determinado desenho.
Outra coordenação estabelecida é a existente entre as mãos e os olhos, explicitamente observada enquanto se colore. Esta coordenação envolve também um nível de concentração acima do normal além de uma noção espacial, também denominada noção de limite exercida através do preenchimento de espaços em branco, o que acarretará mais tarde em uma escrita sob as linhas de uma folha.
A percepção visual que se constrói quando um desenho é pintado ou realizado é de extrema importância se analisado em longo prazo, já que, ao concretizar-se aquilo, até então, abstrato, a compreensão é feita de forma mais fácil no que diz respeito à definição ou conceituação.
Quando terminada a tarefa, a satisfação proporcionada pelo êxito da execução só tende a aumentar a motivação, a confiança e a sensação de tornarem-se mais capazes com o dever bravamente cumprido.
O colorir, ou o formar dos desenhos, por estes principais motivos, torna-se uma ferramenta importante no processo cognitivo das crianças e um instrumento altamente pedagógico, explorados, sobretudo, nos primeiros anos como alunos.