Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Desenhos Para Colorir E O Desenvolvimento Infantil


As revistas desenvolvidas exclusivamente para as crianças no que se refere a desenhos para colorir, ou para formar, são quase uma unanimidade na infância. Além do prazer em visualizar o desenho pronto, outros fatores que elas nem imaginam estão sendo desenvolvidos.
Um deles é a expressão pessoal, percebida nas cores utilizadas ao colorir, ou até mesmo, nos desenhos construídos pela criança. Normalmente, é através deles que ela estabelece uma linguagem comunicativa ou sentimental, por isso, neste âmbito, é importante perceber que tipos de desenhos são feitos, pois, certamente retratam o recado passado pelo pequeno autor.
Outro ponto importante é o controle exercido para segurar o lápis enquanto estiver colorindo, em outras palavras, o ato de pintar desenvolve a coordenação motora, fundamental quando se aprende a escrever. Uma atividade também presente nas revistas para pintar que contribui para a melhoria do controle com o lápis é o ligue os pontos, que estão dispostos em diferentes posições aparentemente aleatórias e, ao final, forma determinado desenho.
Outra coordenação estabelecida é a existente entre as mãos e os olhos, explicitamente observada enquanto se colore. Esta coordenação envolve também um nível de concentração acima do normal além de uma noção espacial, também denominada noção de limite exercida através do preenchimento de espaços em branco, o que acarretará mais tarde em uma escrita sob as linhas de uma folha.
A percepção visual que se constrói quando um desenho é pintado ou realizado é de extrema importância se analisado em longo prazo, já que, ao concretizar-se aquilo, até então, abstrato, a compreensão é feita de forma mais fácil no que diz respeito à definição ou conceituação.
Quando terminada a tarefa, a satisfação proporcionada pelo êxito da execução só tende a aumentar a motivação, a confiança e a sensação de tornarem-se mais capazes com o dever bravamente cumprido.
O colorir, ou o formar dos desenhos, por estes principais motivos, torna-se uma ferramenta importante no processo cognitivo das crianças e um instrumento altamente pedagógico, explorados, sobretudo, nos primeiros anos como alunos.
Felipe Ferreira
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada