"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes
DISCALCULIA
Dificuldade de aprendizagem relacionada à matemática.
A discalculia é um problema causado por má formação
neurológica que se manifesta como uma dificuldade no aprendizado dos
números. Essa dificuldade de aprendizagem não é causada por deficiência
mental, má escolarização, déficits visuais ou auditivos, e não tem
nenhuma ligação com níveis de QI e inteligência.
Crianças e adultos portadoras de discalculia são incapazes de identificar sinais
matemáticos, montar operações, classificar números, entender princípios
de medida, seguir sequências, compreender conceitos matemáticos,
relacionar o valor de moedas entre outros.
Existem seis tipos de discalculia:
Discalculia léxica - dificuldade na leitura de símbolos matemáticos;
Discalculia verbal - dificuldades em nomear quantidades matemáticas, números, termos e símbolos;
Discalculia gráfica - dificuldade na escrita de símbolos matemáticos;
Discalculia operacional - dificuldade na execução de operações e cálculos numéricos;
Discalculia practognóstica - dificuldade na enumeração, manipulação e comparação de objetos reais ou em imagens;
Discalculia ideognóstica - dificuldades nas operações mentais e no entendimento de conceitos matemáticos.
Ainda há outras duas desordens identificadas dentro da problemática:
- Distúrbio de linguagem
receptivo-auditiva e aritmética: O indivíduo é bem sucedido em cálculos, porém
é inferior no que se refere ao raciocínio e vocabulário aritméticos.
Apresenta problemas de
reorganização auditiva; não se recorda de números com agilidade (pode
reconhecê-lo quando ouve, mas nem sempre consegue dizê-lo quando quer) e não é
capaz de guardar os fatos quando ouve os enunciados quando apresentados
oralmente.
- Distúrbio de leitura e aritmética:
É a relação Discalculia-Dislexia já descrita por muitos teóricos como Kirk e
Gallagher (1999). Dá-se quando a Discalculia é originada por fatores também
relacionados à Dislexia, pois ambas possuem aspectos relevantes no que diz
respeito à memória temporária,
leitura e escrita. Neste caso, o indivíduo apresenta dificuldades na compreensão leitora dos
enunciados, inversões e distorções de numerais e dificuldades de se lembrar da
aparência dos números. O indivíduo é incapaz de decodificar os símbolos e grafemas
matemáticos, no entanto, é perfeitamente capaz de calcular quando os exercícios
e enunciados são lidos em voz alta para ele.
Para que se consiga detectar a discalculia em uma pessoa é
imprescindível que ele esteja atento à trajetória da aprendizagem desta pessoa, principalmente quando ele apresentar símbolos matemáticos
mal formados, demonstrar incapacidade de operar com quantidades
numéricas, não reconhecer os sinais das operações, apresentar
dificuldades na leitura de números e não conseguir localizar
espacialmente a multiplicação e a divisão.
O profissional indicado no tratamento da discalculia é o psicopedagogo.
Geralmente os professores desenvolvem atividades específicas com esse aluno, sem isolá-lo do restante da turma.
Fonte: Brasil escola; professorahelo.blogspot.com.br
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!