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MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

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Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

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Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

domingo, 11 de abril de 2010

O QUE A EDUCAÇÃO TEM HAVER COM A TRAGÉDIA DO RIO (ABRIL 2010)

Com tanta coisa acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, com os debates do que se fazer com os inúmeros moradores das áreas de riscos existentes. Desocupa? Põe essas pessoas a onde? Quem paga o aluguel dessas pessoas que perderam tudo? Por que tudo isso aconteceu? por que não foram avisados?...
Tantas perguntas e quase sem muitas respostas.
Lendo o jornal impresso de hoje. Me deparei com com artigos sobre as desocupações a serem feitas daqui a alguns dias. E com isso passei a refletir ...

1. Fiquei pasma de saber que a seis anos, familias já deviam ter sido removidas, mas somente agora essa medida entrará em ação.   Para mim um completo descaso.
      
2. Entidades contrárias as remoções, que lutavam a favor da permanencia deles em áreas de riscos  e de proteção ambiental. - Será que estas pessoas realmente não tinham conhecimento que onde estavam era lugar de risco de vida? Que cedo ou tarde, algo negativo poderia acontecer? - descaso / omissão / negligência / "inconcientização".
     
3. Ocupação desordenada. - Uma palavra que me hamou a atenção. Entendo que  pessoas querem e tem o direito de estarem morando próximo a áreas de grandes fluxos economicos, sociais, financeiros, etc. Mas passar por cima de segurança e ocupar locais inapropriados? Difícil entender. A um tempo atrás, ainda solteira lembro-me de dois fatos que ocorreram na minha vidinha... Quando morava na Tijuca na rua Uruguai, tivemos um desentendimento familiar e com isso eu e minha mãe saímos da onde morávamos confortavelmente e ir para um lugar muito longe de onde estávamos acostumadas e onde tinha minha escola, meus amigos. Me lamentei, chorei, mas fui, e lá, tive que me adapitar ao novo ambiente, aos novos vizinhos...depois de um tempo, voltamos, porém passado algum tempo, perdermos tudo e tivemos que ir morar no morro do Andaraí. Nossa, saíndo do conforto de um belo ape, em um bairro tradicional e charmoso, para ir morar no morro, nada contra, mas é difícil a mudança, a adaptação, os riscos que passamos foram grandes, mas o que fazer? Tínhamos que morar em algum lugar e lá era um lugar que nos dava de certa forma uma proteção. Já tive minha mãe refém de bandido fugindo de bandindo, mas para nós, não haviam opções. Nos conformamos, mas nos mantinhamos de certa forma, seguros. Arriscar nossas vidas em lugar de risco, jamais! Soube que existe uma Lei Orgânica do Município, que cita a remoção próxima às áreas á ocupadas. Ai o ex-presidente da Federação das associações de Moradores de Favelas, Sr. José Nerson, diz que "o prefeito não pode mexer na vida social das pessoas". Porém, abandidagem, as drogas, têm esse direito? Sr., escola, a prefeitura tem a obrigação de providenciar a transferência das crianças. Amigos? Conhecidos?, colegas? Vizinhos? Refazemos ! A vida continua! O concreto vale mais que a própria vida? Temos que usar o racional e nos amar mais!

4. Não dizer aos moradores para onde vão. - Absurdo!!!! Paes disse isso. Sr. prefeito, o Sr. esta lidando com seres humanos. Todos tem o direito de saber para onde serão encaminhados e o Sr. tem a obrigação de falar.

5. "Tem que se mapear as áreas de risco e, depois, reacentar ou fazer contenção das encostas, dependendo do que for mais barato." - Mias barato??? faça me o favor?! Que absurdo! Uma prefeitura que gasta milhões no carnaval que dur 3 dias, ainda compra fantasias caríssimas para estrelas internacional da música, vai resolver economizar agora? A prefeitura, o governo, têm que fazer o melhor para a população, para a comunidade, para a segurança, para a vida. São vidas, Sr. Ricardo Corrêa. E se preocupar com o valor nesta situação é pura falta de sensibilidade. Agora é a hora certa para se gastar milhões, mapear, reassentar, E fazer a contenção.!!!!!

6. Outro Absurdo é o que o Sr. Itamar Silva declarou sobre a remoção. Antes da tragédia, ele era contra a remoção e agora, como descreveu o reporter, a nova versão 2010 do pensamento desse Sr., é que ele é contra em caso de especulação imobiliaria. rs, vai entender....

Agora depois de tudo isso, vamos parar e refletir... Tudo isso tem ou não haver com a educação?
No meu pensamento a educação engloba: saber, conhecimento, concientização, reflexão, opinião...
Devemos parar de sempre ligar educação a escola, a estudo. Educação é muito mais!
É equivocado afirmar e limitar educação à etapa de estudo.  Além do que, educação é muito mais do que um período, que uma etapa, que uma tarefa, ou ainda que uma fase. Educação, o processo em que o humano vai buscando trilhar o caminho do amadurecimento integral. Este processo não é momentâneo ou passageiro, mas sim uma dinâmica que precisa ser buscada e vivida durante toda a existência. 

Educação é passar de uma mentalidade ou de um senso comum a uma consciência. Significa sair de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista, para assumir uma concepção unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional, ativa e cultivada. De tudo o que foi dito, conclui-se que a passagem do senso comum à uma consciência é condição necessária para situar a educação dentro de seu significado primordial. Preocupar-se com a elevação do nível de consciência de todo um povo, de toda uma nação, é reconhecer na educação o sentido e o valor de nossa existência.

A educação nos vem de três princípios básicos: a natureza, o homem, e as coisas. Assim, o desenvolvimento interno de nossas faculdades e de nossos órgãos é a educação da natureza; o uso que nos ensinam a fazer desse desenvolvimento é a educação dos homens; e a adquirida dos objetos que nos impressionam, por experiência própria, é a educação das coisas. Por isso, educação não é somente uma atividade é, acima de tudo, a construção de um saber que ultrapassa o sentido escolar e se torna uma construção permanente na vida do ser humano. 

E você,  o que pensa sobre o tema descrito?  Educação tem ou não ligação com a tragédia que ocorreu dias atrás em nossa cidade? 
Se puder, deixe seu comentário!
bjs no coração a todos os cariocas que se comoveram diante de tanto pranto.
Lu Moraes
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

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