Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Formaçãode brinquedista da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri)

 Formaçãode brinquedista da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri)
"BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS"
  
Curso com aulas interativas ministradas por profissionais experientes da área, traz conteúdo voltado para o contexto hospitalar, em diversos tópicos como: o perfil e o papel do brinquedista; atendimento à criança, adolescente e família; questões legais envolvidas, classificação dos brinquedos, entre outros, e ainda relatos de experiências, em especial a de implantação e operacionalização da brinquedoteca do GRAAC e apresentação de estudos recentes.
 
Haverá apresentação de trabalhos orais e sessão poster. Os inscritos que quiserem participar deverão enviar até o dia 20 de junho de 2011 o resumo com o máximo de 500 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, contendo título, nome dos autores, instituição à qual pertencem, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
O e-mail para envio é linhares75@hotmail.com
 
Data: 11 a 15 de julho de 2011
Horário: das 8:30hs às 17:00hs
Duração: 40 horas
Local de realização: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo)


Incluso: Material Didatico, Coffee-Break e Certificado

COORDENAÇÃO: Daniela Ribeiro Linhares /  Profª Drª Vera Barros de Oliveira
  
Aulas interativas ministradas por profissionais experientes da área, com relatos de experiências e apresentação de estudos recentes, seguido de fóruns e oficinas.
  
Tópicos abordados:
  • As razões da internação em pediatria.
  • Brinquedoteca hospitalar: sua rede e benefícios.
  • Por que brincar no hospital?
  • Desenvolvimento infantil e o brincar como suporte
  • O perfil do brinquedista.
  • Atendimento à criança, adolescente e família.
  • Atendimento à criança com necessidades especiais.
  • O papel da brinquedista na equipe multiprofissional.
  • Recursos expressivos no brincar.
  • Questões legais para implantação de brinquedoteca hospitalar e contratação de brinquedista.
  • Classificação de brinquedos em brinquedoteca.
  • Elaboração de projetos: organização, implantação e manutenção.
  • A segurança no brincar.
  • O lúdico além da brinquedoteca.
  • Prevenção de infecções relacionadas à humanização da assistência: brinquedoteca e pet terapia.
  • Relato de experiência em implantação de uma brinquedoteca hospitalar.
  • A música e o brincar no hospital.
  • Implantação de uma brinquedoteca hospitalar: experiência do GRAAC
  • Operacionalização de uma brinquedoteca hospitalar: experiência do GRAAC
  
Corpo Docente:
  • Selma Lopes Betta Ragazzi
  • Vera Barros de Oliveira
  • Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
  • Samantha Ribeiro Ultramari
  • Patrícia Andréia Bertolini Izidório
  • Vanessa Ferraz Leite
  • Germana Valéria Concílio Savoy
  • Daniela Ribeiro Linhares
  • Beatriz Picolo Gimenes
  • Solange Martins Ferreira
  • Ruth Elizabeth de Martin
  • Renata Martins
  • Sirlandia Teixeira
  • Nanci Cristiano Santos
  • Camila de Almeida e Silva
  • Silvia Cristina Varella Queiroz
  • Patricia Pecoraro
  • Dora Saggese  
  
Valores à vista ou parcelado

R$ 440,00 (à vista para pagamento até  31/05/2011)  R$ 396,00 - Com   desconto de 10% para Afiliados da ABBri e grupos de no mínimo 05(cinco) pessoas para pagamento  à vista  até  16/05/2011).

R$ 484,00  (à vista para pagamento após 31/05/2011)
R$ 436,00 - Com   desconto de 10% para Afiliados da ABBri e grupos de no mínimo 05(cinco) pessoas para pagamento à vista após 16/05/2011)
                                          
R$ 525,00 ( parcelado em três vezes): 1ª parcela: R$ 175,00  (inscrição/depósito – até 16/05/2011) / 2ª parcela: R$ 175,00,00 (Cheque para 02/08/2011) / 3ª parcela: R$ 175,00 (Cheque para 02/09/2011).
  
OBS.: a primeira parcela deverá ser depositada na conta da ABBri – banco Itaú, agência 0390, c/c 38539-1 – e o comprovante enviado por e-mail ou via fax (0**11) 5533.1513 , com os dados completos do inscrito).
Por ser restrito o nº de vagas, a reserva só será garantida após o pagamento.
 
OBSERVAÇÕES Em caso de desistência, a solicitação de cancelamento de inscrição será aceita somente por escrito pelo fone/fax (00xx11) 5533-1513 ou por e-mail: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br até 15 dias antes da realização do evento. As inscrições canceladas após este prazo não serão reembolsadas. O reembolso, quando devido, corresponderá a 70% do valor pago, e será efetuado após a realização do evento.
 

LOCAL DO CURSO

Biblioteca do Instituto de  Psicologia da Universidade de São Paulo - Cidade Universitária

Como chegar à USP, acesse o link abaixo:
 

 
Inscrições e informações:
ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas
Rua Guaicuí, nº 43, sobre loja,  Pinheiros – SP/SP 
Tel/fax: (0xx11) 5533-1513 - CEP: 05427-030
E-mail: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br
 
Curso "ORGANIZAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS E FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTAS"
 
O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
 
Data: 18 a 22 de julho de 2011
Horário: das 9:00hs às 18:00hs
Duração: 40 horas
Local de realização: Instituto Indianópolis (São Paulo)
 
Objetivo do curso
 
O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
 
 
:: Público-alvo

Empresas, profissionais liberais, brinquedistas, estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde (pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física), escolas particulares e públicas e clínicas pediátricas.
 
:: Diferencial do curso

Reconhecido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI, este curso é ministrado por experientes profissionais que conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Este ano o curso está introduzindo o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Será abordado o brincar da criança com deficiência mental (intelectual), deficiência sensorial ou deficiência motora, assim como o brincar da criança autista. Coordenado pela educadora Nylse Cunha, fundadora da 1ª brinquedoteca brasileira e vice-presidente da ABBRI, e diretora do Instituto Indianópolis, conta com a experiência de respeitados profissionais da área.
As aulas incluem visitação à Brinquedoteca Indianópolis, ao Centro de Recursos Pedagógicos e exploração do acervo de 2.000 jogos e brinquedos.


:: Conteúdo Programático (Programação)

• As diferentes visões sobre o brincar: Discussão dos temas teóricos que constam da aposlita que será previamente enviada aos participantes do curso.

• A Brinquedoteca como resultado do reconhecimento da importância do brincar

• Visita a BRINQUEDOTECA INDIANÓPOLIS e ao Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis

• Os diferentes tipos de Brinquedotecas
• A Brinquedoteca Hospitalar

• O Desenvolvimento segundo Piaget - Dinâmica sobre as características das diferentes etapas e seleção de brinquedos para cada faixa etária.

• Crianças com necessidades ESPECIAIS - Os vários tipos de deficiência ( Intelectual, Motora) e seu atendimento na Brinquedoteca. O brincar da criança Autista. NOVO !
• Classificação; Os jogos e os requisitos básicos para sua utilização

• Confecção de brinquedos com materiais descartáveis = Os quatro jogos básicos - As embalagens NOVO !

• Estrutura organizacional de uma brinquedoteca

O Papel da brinquedista dentro da Brinquedoteca

• A Arte de contar histórias e o teatro de fantoches

Os participantes receberão certificado e apostila exclusiva do curso. ( Emitido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri)

"Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive"

:: Curriculo dos Professores

Professora Coordenadora - Nylse Helena Silva Cunha - Vice-Presidente e fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI. Pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da primeira Brinquedoteca Brasileira. Autora do DAE - Dossiê de Avaliação Evolutiva, importante instrumento de registro para avaliação e acompanhamento contínuo do desenvolvimento global de pessoas deficientes, utilizado pelos profissionais do Instituto Indianópolis. É Membro da ITLA - Associação Internacional de Brinquedotecas. Começou sua carreira na área de Educação Especial na Sociedade Pestalozzi e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica. Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça e Coréia. É autora de 8 livros na área de Educação, especialmente sobre recursos pedagógicos.


• Ana Paula Costa Valença
– Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia e Reabilitação. Consultora técnica da Brinqueduca Consultoria em Brinquedos Ltda. e brinquedista.

  • Sandra Kraft do Nascimento – Conselheira da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI. Pedagoga pela PUC/SP e psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientieae. Especializada em Deficiência mental e PEI Nível I. Atua na área de educação há 28 anos. Trabalha em consultório particular em psicopedagogia, atendendo crianças e adolescentes com dificuldades na aprendizagem, com ou sem deficiência mental. Ministra cursos e palestras na área de educação sobre diferentes temas.
    •Silvia Baltieri - pedagoga, especialista em deficiências, equoterapia e brinquedoteca, pós-graduada em Psicomotricidade (ISPE-GAE / Faculdade de Medicina do ABC-SP) e mestranda em Neurologia (FMUSP).

    :: Investimento

    • Invista no aperfeiçoamento e desenvolvimento de seu trabalho: somenteR$ 500,00 à vista ouR$570,00 divididos - 3X (parcelas de R$ 190,00) .
       
      Atenção: VAGAS LIMITADAS - Não poderemos aceitar inscrições além do limite de vagas

  • Participe deste curso completo que lhe dará autonomia para planejar, montar e organizar uma brinquedoteca no ambiente que você precisar.
     
     
     
     

  • Certificado emitido pelo Instituto Indianópolis, referência em educação especial há 30 anos.

    Aulas ministradas com utilização de jogos e brinquedos do Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis, que possui um acervo de 2000 materiais classificados.

    Coffee-break incluso.

    Você tem alguma dúvida ou precisa de maiores informações antes de fazer a reserva? Solicite um contato pelo e-mail cursos@indianopolis.com.br ou ligue para (11) 5543-6333


    Conheça o curso do Instituto Indianópolis em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas - "Organização de Brinquedotecas e formação de brinquedista".


  •  
     

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

    Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

    Visualizações de páginas da semana passada