Formaçãode brinquedista da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri)
"BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS"
"BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: BASES TEÓRICAS E PRÁTICAS"
Curso com aulas interativas ministradas por profissionais experientes da área, traz conteúdo voltado para o contexto hospitalar, em diversos tópicos como: o perfil e o papel do brinquedista; atendimento à criança, adolescente e família; questões legais envolvidas, classificação dos brinquedos, entre outros, e ainda relatos de experiências, em especial a de implantação e operacionalização da brinquedoteca do GRAAC e apresentação de estudos recentes.
Haverá apresentação de trabalhos orais e sessão poster. Os inscritos que quiserem participar deverão enviar até o dia 20 de junho de 2011 o resumo com o máximo de 500 palavras, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5, contendo título, nome dos autores, instituição à qual pertencem, introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão.
O e-mail para envio é linhares75@hotmail.com
O e-mail para envio é linhares75@hotmail.com
Horário: das 8:30hs às 17:00hs
Duração: 40 horas
Local de realização: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP (São Paulo)
Incluso: Material Didatico, Coffee-Break e Certificado
COORDENAÇÃO: Daniela Ribeiro Linhares / Profª Drª Vera Barros de Oliveira
Aulas interativas ministradas por profissionais experientes da área, com relatos de experiências e apresentação de estudos recentes, seguido de fóruns e oficinas.
Tópicos abordados:
- As razões da internação em pediatria.
- Brinquedoteca hospitalar: sua rede e benefícios.
- Por que brincar no hospital?
- Desenvolvimento infantil e o brincar como suporte
- O perfil do brinquedista.
- Atendimento à criança, adolescente e família.
- Atendimento à criança com necessidades especiais.
- O papel da brinquedista na equipe multiprofissional.
- Recursos expressivos no brincar.
- Questões legais para implantação de brinquedoteca hospitalar e contratação de brinquedista.
- Classificação de brinquedos em brinquedoteca.
- Elaboração de projetos: organização, implantação e manutenção.
- A segurança no brincar.
- O lúdico além da brinquedoteca.
- Prevenção de infecções relacionadas à humanização da assistência: brinquedoteca e pet terapia.
- Relato de experiência em implantação de uma brinquedoteca hospitalar.
- A música e o brincar no hospital.
- Implantação de uma brinquedoteca hospitalar: experiência do GRAAC
- Operacionalização de uma brinquedoteca hospitalar: experiência do GRAAC
Corpo Docente:
- Selma Lopes Betta Ragazzi
- Vera Barros de Oliveira
- Rosa Lúcia Rocha Ribeiro
- Samantha Ribeiro Ultramari
- Patrícia Andréia Bertolini Izidório
- Vanessa Ferraz Leite
- Germana Valéria Concílio Savoy
- Daniela Ribeiro Linhares
- Beatriz Picolo Gimenes
- Solange Martins Ferreira
- Ruth Elizabeth de Martin
- Renata Martins
- Sirlandia Teixeira
- Nanci Cristiano Santos
- Camila de Almeida e Silva
- Silvia Cristina Varella Queiroz
- Patricia Pecoraro
- Dora Saggese
Valores à vista ou parcelado
R$ 440,00 (à vista para pagamento até 31/05/2011) R$ 396,00 - Com desconto de 10% para Afiliados da ABBri e grupos de no mínimo 05(cinco) pessoas para pagamento à vista até 16/05/2011).
R$ 484,00 (à vista para pagamento após 31/05/2011)
R$ 436,00 - Com desconto de 10% para Afiliados da ABBri e grupos de no mínimo 05(cinco) pessoas para pagamento à vista após 16/05/2011)
R$ 525,00 ( parcelado em três vezes): 1ª parcela: R$ 175,00 (inscrição/depósito – até 16/05/2011) / 2ª parcela: R$ 175,00,00 (Cheque para 02/08/2011) / 3ª parcela: R$ 175,00 (Cheque para 02/09/2011).
OBS.: a primeira parcela deverá ser depositada na conta da ABBri – banco Itaú, agência 0390, c/c 38539-1 – e o comprovante enviado por e-mail ou via fax (0**11) 5533.1513 , com os dados completos do inscrito).
Por ser restrito o nº de vagas, a reserva só será garantida após o pagamento.
OBSERVAÇÕES Em caso de desistência, a solicitação de cancelamento de inscrição será aceita somente por escrito pelo fone/fax (00xx11) 5533-1513 ou por e-mail: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.br até 15 dias antes da realização do evento. As inscrições canceladas após este prazo não serão reembolsadas. O reembolso, quando devido, corresponderá a 70% do valor pago, e será efetuado após a realização do evento.
LOCAL DO CURSO
Biblioteca do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - Cidade Universitária
Como chegar à USP, acesse o link abaixo:
Inscrições e informações:
ABBri - Associação Brasileira de Brinquedotecas
Rua Guaicuí, nº 43, sobre loja, Pinheiros – SP/SP
Tel/fax: (0xx11) 5533-1513 - CEP: 05427-030
E-mail: associacaobrasileira@brinquedoteca.org.brCurso "ORGANIZAÇÃO DE BRINQUEDOTECAS E FORMAÇÃO DE BRINQUEDISTAS"
O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
Horário: das 9:00hs às 18:00hs
Duração: 40 horas
Local de realização: Instituto Indianópolis (São Paulo)
Objetivo do curso
Empresas, profissionais liberais, brinquedistas, estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde (pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física), escolas particulares e públicas e clínicas pediátricas.
Reconhecido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI, este curso é ministrado por experientes profissionais que conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Este ano o curso está introduzindo o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Será abordado o brincar da criança com deficiência mental (intelectual), deficiência sensorial ou deficiência motora, assim como o brincar da criança autista. Coordenado pela educadora Nylse Cunha, fundadora da 1ª brinquedoteca brasileira e vice-presidente da ABBRI, e diretora do Instituto Indianópolis, conta com a experiência de respeitados profissionais da área.
• As diferentes visões sobre o brincar: Discussão dos temas teóricos que constam da aposlita que será previamente enviada aos participantes do curso.
• A Brinquedoteca como resultado do reconhecimento da importância do brincar
• Visita a BRINQUEDOTECA INDIANÓPOLIS e ao Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis
• Os diferentes tipos de Brinquedotecas
• A Brinquedoteca Hospitalar
• O Desenvolvimento segundo Piaget - Dinâmica sobre as características das diferentes etapas e seleção de brinquedos para cada faixa etária.
• Crianças com necessidades ESPECIAIS - Os vários tipos de deficiência ( Intelectual, Motora) e seu atendimento na Brinquedoteca. O brincar da criança Autista. NOVO !
• Classificação; Os jogos e os requisitos básicos para sua utilização
• Confecção de brinquedos com materiais descartáveis = Os quatro jogos básicos - As embalagens NOVO !
• Estrutura organizacional de uma brinquedoteca
•O Papel da brinquedista dentro da Brinquedoteca
• A Arte de contar histórias e o teatro de fantoches
Os participantes receberão certificado e apostila exclusiva do curso. ( Emitido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri)
"Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive"
Professora Coordenadora - Nylse Helena Silva Cunha - Vice-Presidente e fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI. Pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da primeira Brinquedoteca Brasileira. Autora do DAE - Dossiê de Avaliação Evolutiva, importante instrumento de registro para avaliação e acompanhamento contínuo do desenvolvimento global de pessoas deficientes, utilizado pelos profissionais do Instituto Indianópolis. É Membro da ITLA - Associação Internacional de Brinquedotecas. Começou sua carreira na área de Educação Especial na Sociedade Pestalozzi e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica. Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça e Coréia. É autora de 8 livros na área de Educação, especialmente sobre recursos pedagógicos.
• Ana Paula Costa Valença – Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia e Reabilitação. Consultora técnica da Brinqueduca Consultoria em Brinquedos Ltda. e brinquedista.
O curso foi especialmente elaborado para orientar pessoas que buscam informações para montagem e organização de uma brinquedoteca, apresentando fundamentação teórica, planejamento, conceitos básicos, organização e classificação de jogos, infra-estrutura, manutenção, limpeza e formação de equipe.
:: Público-alvo |
Empresas, profissionais liberais, brinquedistas, estudantes e profissionais das áreas de Educação e Saúde (pedagogia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, educação física), escolas particulares e públicas e clínicas pediátricas.
:: Diferencial do curso |
Reconhecido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI, este curso é ministrado por experientes profissionais que conhecem a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Este ano o curso está introduzindo o atendimento às crianças portadoras de necessidades especiais. Será abordado o brincar da criança com deficiência mental (intelectual), deficiência sensorial ou deficiência motora, assim como o brincar da criança autista. Coordenado pela educadora Nylse Cunha, fundadora da 1ª brinquedoteca brasileira e vice-presidente da ABBRI, e diretora do Instituto Indianópolis, conta com a experiência de respeitados profissionais da área.
As aulas incluem visitação à Brinquedoteca Indianópolis, ao Centro de Recursos Pedagógicos e exploração do acervo de 2.000 jogos e brinquedos.
:: Conteúdo Programático (Programação) |
• As diferentes visões sobre o brincar: Discussão dos temas teóricos que constam da aposlita que será previamente enviada aos participantes do curso.
• A Brinquedoteca como resultado do reconhecimento da importância do brincar
• Visita a BRINQUEDOTECA INDIANÓPOLIS e ao Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis
• Os diferentes tipos de Brinquedotecas
• A Brinquedoteca Hospitalar
• O Desenvolvimento segundo Piaget - Dinâmica sobre as características das diferentes etapas e seleção de brinquedos para cada faixa etária.
• Crianças com necessidades ESPECIAIS - Os vários tipos de deficiência ( Intelectual, Motora) e seu atendimento na Brinquedoteca. O brincar da criança Autista. NOVO !
• Classificação; Os jogos e os requisitos básicos para sua utilização
• Confecção de brinquedos com materiais descartáveis = Os quatro jogos básicos - As embalagens NOVO !
• Estrutura organizacional de uma brinquedoteca
•O Papel da brinquedista dentro da Brinquedoteca
• A Arte de contar histórias e o teatro de fantoches
Os participantes receberão certificado e apostila exclusiva do curso. ( Emitido pela Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBri)
"Brincar é mais do que uma atividade sem conseqüência para a criança. Brincando, ela não apenas de diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive"
:: Curriculo dos Professores |
Professora Coordenadora - Nylse Helena Silva Cunha - Vice-Presidente e fundadora da Associação Brasileira de Brinquedotecas - ABBRI. Pedagoga, diretora do Instituto Indianópolis e fundadora da primeira Brinquedoteca Brasileira. Autora do DAE - Dossiê de Avaliação Evolutiva, importante instrumento de registro para avaliação e acompanhamento contínuo do desenvolvimento global de pessoas deficientes, utilizado pelos profissionais do Instituto Indianópolis. É Membro da ITLA - Associação Internacional de Brinquedotecas. Começou sua carreira na área de Educação Especial na Sociedade Pestalozzi e foi coordenadora do setor de Recursos Pedagógicos da APAE – SP, onde criou a Brinquedoteca Terapêutica. Ministra cursos por todo o território nacional e, como conferencista internacional, já participou de congressos na Suécia, Bélgica, Itália, Canadá, Austrália, Espanha, Suíça e Coréia. É autora de 8 livros na área de Educação, especialmente sobre recursos pedagógicos.
• Ana Paula Costa Valença – Psicóloga, com especialização em Psicopedagogia e Reabilitação. Consultora técnica da Brinqueduca Consultoria em Brinquedos Ltda. e brinquedista.
•Silvia Baltieri - pedagoga, especialista em deficiências, equoterapia e brinquedoteca, pós-graduada em Psicomotricidade (ISPE-GAE / Faculdade de Medicina do ABC-SP) e mestranda em Neurologia (FMUSP).
Participe deste curso completo que lhe dará autonomia para planejar, montar e organizar uma brinquedoteca no ambiente que você precisar. Certificado emitido pelo Instituto Indianópolis, referência em educação especial há 30 anos. Aulas ministradas com utilização de jogos e brinquedos do Centro de Recursos Pedagógicos do Instituto Indianópolis, que possui um acervo de 2000 materiais classificados. Coffee-break incluso. Você tem alguma dúvida ou precisa de maiores informações antes de fazer a reserva? Solicite um contato pelo e-mail cursos@indianopolis.com.br ou ligue para (11) 5543-6333 Conheça o curso do Instituto Indianópolis em parceria com a Associação Brasileira de Brinquedotecas - "Organização de Brinquedotecas e formação de brinquedista". |
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