Dia da Internet: a serviço da inclusão digital
Criado em 2005, 17 de maio se transformou na data para promover a expansão de usuários da rede. Em 2010, mais de 20 países realizam ações locais.
Segundo dados do Painel IBOPE/NetRatings, em dezembro de 2005, o Brasil contava com 12,2 milhões de internautas domiciliares ativos, com média de aproximadamente 18 horas de navegação por mês. A mesma pesquisa indica que em dezembro de 2009, quatro anos depois, o número de usuários cresceu vertiginosos 234%. Passou para 28,5 milhões de brasileiros que navegam pela Internet de casa, com uma média de 30 horas/mês. O tempo de navegação aumentou 167% em quase meia década.
Os números indicam uma tendência definitiva. Seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, é evidente a importância que a Internet passou a ter no dia-a-dia das pessoas. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e as redes sociais são um bom exemplo disso. Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras são acessadas diariamente por pessoas de todo o planeta. Novas amizades, contatos profissionais e formas de se relacionar não são mais exclusividade do mundo presencial das ruas. As relações entre as pessoas já podem ser estabelecidas e sustentadas somente no mundo virtual.
Os números indicam uma tendência definitiva. Seja no Brasil ou em qualquer outro país do mundo, é evidente a importância que a Internet passou a ter no dia-a-dia das pessoas. Vivemos em um mundo cada vez mais conectado e as redes sociais são um bom exemplo disso. Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras são acessadas diariamente por pessoas de todo o planeta. Novas amizades, contatos profissionais e formas de se relacionar não são mais exclusividade do mundo presencial das ruas. As relações entre as pessoas já podem ser estabelecidas e sustentadas somente no mundo virtual.
Nos últimos quatro anos, portanto, o mundo presenciou um grande avanço em relação ao uso das tecnologias. No entanto, a maior parcela da população do planeta ainda não tem acesso à rede, seja por questões financeiras, falta de interesse ou conhecimento. Segundo a Internet World Stats, em dezembro de 2009, 73,4% da população mundial ainda não acessava a web.
É pela mudança desse cenário que, desde 2005, a Associação de Usuários de Internet, entidade espanhola sem fins lucrativos constituída em Madri, se preocupa com a necessidade de expansão de usuários da rede e pensa numa forma de levar ao público, de maneira geral, os benefícios e o conforto que a utilização da Internet traz.
Foi com esse objetivo que nasceu o Dia da Internet, há meia década, por iniciativa da associação espanhola. No mesmo ano de 2005, durante a II Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, realizada em Tunis, as Nações Unidas aprovaram o dia 17 de maio como Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, compartilhando metas idênticas às do Dia da Internet.
O que é o Dia da Internet?
É um projeto em rede que surge da sociedade, pela sociedade e para a sociedade, e está aberto à participação voluntária e gratuita de todos os países do mundo. Um dos aspectos principais do evento é a liberdade para cada uma das nações comemorarem o seu Dia da Internet e pensarem em ações locais que possam incluir a parcela da população que ainda não tem acesso à cultura digital.
Dia da Internet 2010 no Brasil e no mundo
Segundo o site oficial do Dia da Internet, estão programados mais de quatrocentos eventos em 23 diferentes países para o 17 de maio deste ano. Cada Nação organiza o evento ao seu modo. Serão realizadas ações solidárias, concursos, conferências e cursos de formação mundo afora. No Brasil, a responsável pelas ações do Dia da Internet é a Internauta Brasil, organização não-governamental que atua com a inclusão digital.
O projeto idealizado pela organização é o "Quem tem medo de computador?", em que pais e avós de alunos de telecentros da prefeitura de São Paulo que ainda não foram incluídos na cultura digital serão apresentados ao computador por meio de noções básicas de manuseio de programas e de navegação em rede.
O público aprenderá a fazer trabalhos e difundi-los pela web com a abertura de contas de e-mails. Depois da realização do curso, haverá uma mesa redonda na qual serão discutidos temas como a realização do Dia da Internet, a importância da Internet na vida das pessoas e os benefícios que uma sociedade conectada conquista a partir da possibilidade de comunicação em rede entre as pessoas.
Os benefícios que a Internet pode oferecer para a Educação
O EducaRede Brasil também organiza ações integradas ao Dia da Internet. A primeira é o lançamento no Brasil da segunda edição da pesquisa Geração Interativa, realizada com crianças e adolescentes de 6 a 18 anos de idade.
O objetivo do estudo é conhecer em detalhe o uso e a valorização das telas digitais (Internet, celular, televisão e videogame) entre a população dessa faixa etária, assim como o impacto desse uso no âmbito da família e da escola. A pesquisa serve de base para educadores, pais e adultos de uma forma geral entenderem a geração que já nasceu teclando.
A pesquisa será aplicada por meio de um questinário on line que os estudantes respondem em suas escolas. Cada escola recebe uma senha de acesso para ser utilizada por todos os alunos. Para receber a senha, a escola deve preencher um formulário na Internet, disponível, a partir de 20 de maio, na página do Gerações Interativas.
A segunda ação é um chat sobre REA - Recursos Educacionais Abertos com Carolina Rossini, pesquisadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e coordenadora do Projeto REA no Brasil. A entrevista on line será realizada no dia 17/05, às 16 h. Para participar, acesse a seção Bate-papo do EducaRede no dia e horário marcados.
Você sabe o que é REA? Segundo Bianca Santana, pesquisadora da Casa da Cultura Digital, "recursos educacionais abertos é uma comunidade internacional que trata os materiais educacionais como bens de toda a humanidade. A ideia é que planos de aula, softwares, artigos, livros e todo o material que contribua para o ensino e a aprendizagem possa estar disponível na Internet para todas as pessoas usarem livremente, estejam elas onde estiverem".
Santana complementa: "Imagine só um adolescente no sertão de Pernambuco pegar um material que um professor da USP colocou na Internet e estudar junto com os colegas?". Ouça o podcast (acima) com Bianca Santana e conheça mais sobre o REA.
O objetivo do estudo é conhecer em detalhe o uso e a valorização das telas digitais (Internet, celular, televisão e videogame) entre a população dessa faixa etária, assim como o impacto desse uso no âmbito da família e da escola. A pesquisa serve de base para educadores, pais e adultos de uma forma geral entenderem a geração que já nasceu teclando.
A pesquisa será aplicada por meio de um questinário on line que os estudantes respondem em suas escolas. Cada escola recebe uma senha de acesso para ser utilizada por todos os alunos. Para receber a senha, a escola deve preencher um formulário na Internet, disponível, a partir de 20 de maio, na página do Gerações Interativas.
A segunda ação é um chat sobre REA - Recursos Educacionais Abertos com Carolina Rossini, pesquisadora da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e coordenadora do Projeto REA no Brasil. A entrevista on line será realizada no dia 17/05, às 16 h. Para participar, acesse a seção Bate-papo do EducaRede no dia e horário marcados.
Você sabe o que é REA? Segundo Bianca Santana, pesquisadora da Casa da Cultura Digital, "recursos educacionais abertos é uma comunidade internacional que trata os materiais educacionais como bens de toda a humanidade. A ideia é que planos de aula, softwares, artigos, livros e todo o material que contribua para o ensino e a aprendizagem possa estar disponível na Internet para todas as pessoas usarem livremente, estejam elas onde estiverem".
Santana complementa: "Imagine só um adolescente no sertão de Pernambuco pegar um material que um professor da USP colocou na Internet e estudar junto com os colegas?". Ouça o podcast (acima) com Bianca Santana e conheça mais sobre o REA.
Por José Alves