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MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

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Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
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“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

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Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sábado, 29 de maio de 2010

Educação, tecnologia e seus caminhos

 Nos nossos tempos modernos, em que mudanças vertiginosas estão ocorrendo, mais importante que “aprender a aprender” é “aprender a desaprender”. Só que aprender a desaprender é bem mais difícil. Crenças, depois de estabelecidas, não podem mais ser apagadas, só enfraquecidas.
O mundo está se transformando, novas descobertas acontecem e a distância entre o presente e o futuro se torna cada vez menor.
É claro que a tecnologia não é responsável por toda a transformação cultural que ela impulsiona. A mudança tecnológica apenas cria novos espaços de possibilidades a serem, então, explorados – no caso das novas tecnologias da informática, seriam rede de computadores, processamento de linguagem, inteligência artificial, linguagens icônicas, hipertextos, multimídia... O educador precisa acompanhar a evolução tecnológica, para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz.
Sabemos que para uma planta crescer temos que podá-la. E como “fazer isto” com o professor? E com o aluno?
Configura-se que, na escola moderna, aluno aprende com professor; professor aprende com aluno; aluno aprende com aluno (este tem ganhado grande espaço no contexto educacional, quando se trata de aprendizagem por projetos) e professor aprende com professor.
Os conteúdos e as aprendizagens são orientações expressas pela atual forma educativa, onde surge uma preocupação pela adequação à realidade inserida. A escola acorda e começa a trilhar um caminho entre a teoria e a prática e o ensino globalizado.
As dificuldades levam a escola a se “re” organizar, a aprofundar e adotar uma postura diante da questão. O ponto alvo está em o diretor ouvir os professores, os alunos, os funcionários e, juntos, montarem uma proposta metodológica, um plano de trabalho, enfim uma trajetória de vida para a escola.
Paulo Freire deixa claro em seu livro Pedagogia da autonomia que somente um método será capaz deste efeito: "a ação e o diálogo".
O diálogo é a base do método de Paulo Freire. Mas o que é o diálogo? É uma relação de comunicação de intercomunicação, que gera a crítica e a problematização, uma vez que é possível a ambos perguntarem "por quê?” “Dia” significa ultrapassar e “logo” significa razão. Diálogo no estudo da raiz da palavra se caracteriza por: ultrapassar para o lado da razão.
O diálogo nutre-se, portanto, da humildade, da simpatia, da esperança, da confiança dos que o realizam, passando sim para o lado da razão, onde o primeiro passo será a "ação".
O respeito mútuo implica na superação dos próprios pontos de vista e implica em compartilhar com o outro uma escala de valores e juntos definirem as metas a serem trabalhadas.
Jean Piaget, Paulo Freire, Humberto Maturana, autor de Uma nova concepção de aprendizagem (Ed. Dois pontos), e outros autores ressaltam que é só na cooperação que a superação da crise se efetiva. O homem isolado não chegaria jamais a conhecimento algum. O fenômeno do amor é que permite a transformação, pois é só vendo-se no outro que se tem coragem de promover a mudança ética. Piaget considera que, nas relações cooperativas, o respeito mútuo é uma exigência.
É preciso que o processo educativo não transmita certezas, que ele seja agradável e significativo, privilegie a expressão e a comunicação de todos os participantes, promova o encontro, a convivência e a cooperação.

Texto da pedagoga Divina Salvador Silva enviado ao Jornal Virtual. Ela é educadora, especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação pela PUC/SP e especialista em EaD pelo SENAC/RJ
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

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