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MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

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Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
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“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

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Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sábado, 29 de maio de 2010

Manual do professor de sucesso


É... os tempos mudaram – assim como o perfil da nova geração de alunos. É simplesmente impensável, nos dias de hoje, para um professor, limitar-se ao quadro negro e a sala de aula. A televisão, veículos segmentados e, principalmente, a Internet, propiciam uma possibilidade de acúmulo de informações jamais vista. Há alunos que chegam “afiados” na escola, e sem a menor paciência para seguir aquele plano didático tradicionalmente lento e cansativo. Na mesma medida, existem outros que não acompanham o ritmo acelerado dos primeiros. E cabe a quem, lidar de maneira sensível e eficiente com a situação? A você, professor, que também tem de mudar se quiser ser desejado pelo mercado de trabalho.

  Dicas para descobrir comportamentos e qualidades considerados primordiais na hora da contratação de um professor. Confira as dez mais valiosas listadas a seguir, resultado dos assuntos mais abordados por eles!

1) Visão e valores da instituição
Procure conhecer a filosofia de conduta da escola para a qual se candidatou; metodologia de ensino e material didático. Se o ambiente e as idéias lhe agradam é porque há identificação. As instituições de ensino procuram se destacar no mercado oferecendo propostas novas, e o professor deve estar ciente. Carlos Dorlass, diretor geral das escolas Positivo, afirma: “Nossa expectativa é que os novos contratados estejam rapidamente integrados à filosofia da instituição e que possam contribuir, por meio de suas experiências, para transformar pensamentos em ações e sonhos em realidades.” Adaptação, neste caso, é tudo. O aspirante deve se mostrar flexível a mudanças.

O psicopedagogo Marcos Meier, diretor geral do Grupo Martinus, dá uma amostra da postura da escola em relação a seus profissionais: “Procuramos formar nossos professores nas semanas pedagógicas refletindo com eles os princípios que nos norteiam. Além disso, nas reuniões pedagógicas há espaço para que se questione a postura da escola em relação às questões mais práticas.” Portanto, esteja sempre preparado para abrir mão de velhas convicções.

2) Imagem de credibilidade do profissional
Transmita uma imagem de competência e confiabilidade. O professor é, para seus alunos, um espelho da sociedade. Para os pais e a comunidade, é um reflexo da instituição. Demonstração de ética profissional é fundamental. “A gente espera que o pretendente a uma vaga seja, em primeiro lugar, ético o suficiente para não denegrir a imagem da escola onde está atualmente”, revela Meier.

Porém, não abra mão de suas características. As escolas se interessam por profissionais variados, e simular um perfil que você julga mais adequado apenas demonstrará falta de personalidade. “A gente, obviamente, procura e quer que exista uma diversidade de professores na escola. Tanto na forma de pensar, em termos de ideologia, como também na postura”, diz Jacir Venturi, diretor do Colégio Unificado.

3) A experiência de um professor é sua melhor testemunha
Experiências bem-sucedidas em trabalhos anteriores são muito importantes para mostrar o que você pode oferecer à instituição. Inovação é tudo. Não basta ter lecionado durante vários anos se você nunca deixou de seguir a cartilha em alguns momentos. “O que a gente quer é que o professor tenha a capacidade de inovação, criatividade e adaptação. Um professor que esteja à frente do seu tempo”, revela Gleyds Silva Domingues, diretora de ensino do Colégio OPET. “Não que uma pessoa sem experiência não possa ter chances, mas a experiência e a formação podem te dar algumas pistas de como esse professor pensa a educação”, complementa Eloísa Ponzio, diretora de formação contínua e eventos do Grupo Pueri Domus.

A inovação e criatividade entram neste mesmo quesito, de experiência, de acordo com a opinião de Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Anglo. “Os docentes têm toda a liberdade para inovar, para sair da sala de aula, fazer algo diferente. Tem professor que gosta de usar power point, de fazer demonstrações em sala, para tudo isso eles tem nosso respaldo. Não precisam ficar só na aula teórica, apesar do vestibular não exigir nenhum exame prático”, exemplifica.

4) Domínio pleno na sua área
O mercado está cada vez mais segmentado. Por isso, é imprescindível que você domine amplamente o conteúdo que pretende lecionar. E tão importante quanto conhecer a matéria é saber transmiti-la aos alunos. Élio Mega, coordenador do Curso Etapa, exige que o profissional, além de dominar o assunto, seja, também, um bom comunicador. "Acima de tudo, o professor deve mostrar que seus alunos estão aprendendo com a sua didática, e que estão apreciando seu trabalho", diz. Alberto, do Anglo, faz coro: "Muitas vezes, a pessoa pode ter um conhecimento vasto, mas não tem aquele dom pra ser professor, não consegue transmitir o conteúdo de maneira eficiente. Ou, às vezes, ele pode até ter o dom, a didática, mas ele não tem aquele domínio que desejamos sobre o conteúdo."

Walter Castelli Jr., diretor pedagógico do Sistema Integral de Ensino vai ainda mais longe. "O candidato deve dar igual atenção aos três componentes principais da profissão de professor: a gestão da informação, que compreende o domínio de conteúdos específicos e de metodologias de transposição didática, a gestão de relacionamento humano e a autogestão, que compreende a capacidade do professor de se manter em harmonia consigo mesmo para fazer bem o seu trabalho."

5) Ser professor é mais que uma profissão
A educação acompanha o profissional 24 horas por dia. Portanto, não deixe dúvidas de que escolheu a profissão certa! É preciso amar o que faz e educar com entusiasmo. "Para nós é fundamental a garra, a vontade de trabalhar com o jovem. Analisamos muito isso. É fundamental ter “clima”, ter gosto pela profissão", ressalta Jacir Venturi. No Opet, a procura é por profissionais que trabalhem com as questões de valores, que tenham um bom exercício de cidadania. "O que a gente quer é um profissional que esteja à frente do seu tempo", reforça Gleyds Silva. "É necessário que nele se manifeste alegria e satisfação por estar no trabalho; o prazer do relacionamento com os alunos e colegas no trabalho, a construção do conhecimento", resume Castelli.

Outro aspecto interessante é a responsabilidade social que, hoje, é uma tendência do mercado. Quando falamos em educação, ela torna-se ainda mais indispensável. "O educador precisa ser socialmente responsável, no que diz respeito a cidadania, meio ambiente e outras vertentes da sociedade. Precisa, ainda, envolver os alunos com estas questões", diz Élio Mega, do Etapa.

6) Eterno aprendiz
O mundo está mudando cada vez mais rápido e, junto com ele, as crianças e adolescentes. Se você resolver “estacionar”, estará obsoleto em pouco tempo. Humildade para reconhecer os pontos pouco desenvolvidos é algo bem valorizado. Mas a disposição para treiná-los é ainda mais. “A questão da formação contínua é uma demanda não só da área educacional, mas do mercado como um todo. E quando a gente fala de professor, isso fica ainda mais destacado, porque lidamos com a formação de crianças e de jovens. E eles, rapidamente, acompanham os ritmos de mudança, incorporam novas formas de aprender, de estudar, enfim, novas tecnologias”, reitera Eloísa, do Pueri Domus.

Cursos oferecidos pela própria escola, congressos, seminários, reciclagens, tudo é válido. Além do aperfeiçoamento e atualização profissional, seu networking é trabalhado naturalmente, o que lhe abra a mente para novos conceitos e tendências.

7) Bagagem
Boa cultura geral é indispensável. Experiência de vida e conhecimento de causa, além de conquistar o respeito dos alunos e da instituição, fornece instrumentos para exercitar a interdisciplinaridade. “A formação cultural do educador é muito importante. Para um professor ser um profissional bacana é legal que ele assista a filmes, leia livros, esteja por dentro das coisas, tenha uma vivência cultural. Que ele conheça poesia, leve até a sala de aula um livro, debata com os alunos um filme. Não é uma formação técnica, isolada. É formação pessoal para professores de qualquer área”, explica Eloísa. Afinal de contas, como esperar do aluno admiração por uma pessoa que domina as fórmulas e equações mais complexas, mas, em contrapartida, não conhece absolutamente nada de cinema, teatro, literatura, dança, ou cultura em geral?

8) Trabalho em equipe
Não se aconchegue no conforto de sua sala de aula, isolando-se dos outros professores e demais profissionais. A troca de experiências é fundamental para um retorno positivo. Não esqueça! Seus colegas conhecem os alunos tanto quanto você. Marcos Meier, do Martinus, afirma que “procura pessoas que saibam se relacionar e trabalhar em equipe e que não tenham resistências para fazer as interações com as outras áreas do conhecimento nem com os outros profissionais da escola”. Segundo ele, “um professor que tenha dificuldade de se relacionar, fundamentalista em relação a questões políticas, religiosas ou filosóficas, acaba dando mais valor a teorias ou sistemas do que a pessoas.”

Sugestões e novas idéias são sempre bem-vindas, quando acompanhadas de humildade. “Não gostamos muito quando o profissional tem uma postura prepotente, porque isso vai, sem dúvidas, dificultar a integração com o grupo. Uma característica muito importante é a de entrar em uma equipe formada e se integrar, saber trabalhar em equipe na hora do desenvolvimento de projetos e atividades, reforça Arnaldo William Pinto, diretor pedagógico do COC.

9) Não se atenha aos meios convencionais
Tenha uma visão de 360º ao procurar uma colocação. Devido ao excesso de profissionais no mercado, as instituições de ensino anunciam cada vez menos em jornal. “Certa vez nós anunciamos no jornal que precisávamos de dois professores de Português. Nós tivemos 115 candidatos. Aí vem todo esse processo seletivo que se torna extremamente trabalhoso, pois acabamos nos perdendo pelo excesso de gente”, relata Jacir Venturi.

Os currículos ainda são a principal forma de contato inicial entre professor e escola, com poder decisivo de escolha. Portanto, não abandone totalmente esses meios, mas fique sempre antenado para indicações. “Quando precisamos de um professor de Química, por exemplo, nós vamos até os professores de Química da escola para ver se tem alguém para indicar, porque, geralmente, eles dão aula em mais de uma escola e conhecem muitos outros professores. Esse critério tem um valor extraordinário”, complementa Jacir.

10) O professor na era digital
Você não precisa ser um expert da informática, ou um aficionado por Internet. Mas alguma facilidade com as novas tecnologias do mercado ajudam, e muito. Várias escolas dispõem, hoje, de plantões 24 horas para sanar dúvidas dos alunos, pela Internet. Ou, então, de lousas digitais, canhões multimídia, retroprojetores e aí por diante. “Uma característica importante, e que é pré-requisito para nós, é a de o candidato ter um bom trânsito com os recursos digitais em geral.

Ele não precisa estar preparado para trabalhar exatamente com o recurso que nós utilizamos em nossa escola, mas ele também não pode ser um analfabeto digital. Tem que ter alguma formação, tem que ser uma pessoa que conecte freqüentemente a Internet, para poder estar em sintonia com o que esta acontecendo no mundo e, principalmente, na área dele. Isso é muito importante”, explica o diretor pedagógico do COC. Se tecnologia não é o seu forte vale a persistência, humildade e disciplina para incorporá-la ao seu cotidiano de trabalho!

Germano Assad
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

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