Público-alvo: profissionais de Educação
Local: sede – Centro (auditório do 2º andar)
Consultoria: Gaudêncio Frigotto
Tanto do ponto de vista da sua concepção e qualidade, quanto do seu entendimento e responsabilidade constitucional, o Ensino Médio se apresenta, há décadas, como o nível mais problemático da educação brasileira. A não criação do Sistema Nacional Articulado de Educação, ponto central afirmado na Conferência Nacional de Educação e incorporado ao Plano Nacional de Educação em debate, teve como resultado o quase total abandono deste nível de ensino. Acrescente-se a esse quadro, especialmente a partir da década de noventa, o aprofundamento das políticas neoliberais, que plantaram, de forma avassaladora, a visão mercantil em todos os níveis de ensino e penalizaram, em diferentes níveis, o trabalho do professor.
Por outro lado, de forma inédita, no discurso de posse, a presidenta Dilma Roussef destacou que só existirá ensino de qualidade se o professor e a professora forem tratados como as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens. No mesmo discurso destacou o Ensino Médio como prioridade, mas apontando para um tema polêmico nas organizações e instituições científicas da área. A ideia de uma espécie de ProUni para o Ensino Médio. Com o objetivo de aprofundar, debater e dialogar sobre essas questões, particularmente com os profissionais da educação do Estado do Rio de Janeiro, o Sinpro-Rio promove uma jornada de debates com pesquisadores que analisam estas questões no plano teórico e político prático.
Sindicalizado: R$ 10
Não sindicalizado: R$ 40
Associado de outra entidade de professor ou professor maior de 60 anos: R$ 20
Credenciamento – 8h30
Abertura – 9h
Seminário
Mesa 1 - 9h30 às 11h30
Ensino Médio no sistema articulado de Educação PNE (2011-2020): bases materiais e concepções em disputa
Coordenação da mesa:
Maria Ciavatta - filósofa, doutora em Educação pela Pontifícia Universi- dade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), professora associada ao pro- grama de pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado) da Uni- versidade Federal Fluminense (UFF) e professora visitante na Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Palestrantes:
Gaudêncio Frigotto - filósofo e educador, doutor em Ciências Humanas (Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor titular do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Po- líticas Públicas e Formação Humana na Faculdade de Educação da Uni- versidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ) e membro do Comitê Diretivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).
Luiz Edmundo Vargas de Aguiar - ex-reitor do IFRJ, pró-reitor de exten- são do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia/IFRJ, doutor em Ciências e mestre em biologia molecular.
Intervalo - 11h30 às 13h
Comunicações - 13 às 14h
Panoroma do Ensino Médio em instituições públicas: ISERJ, CP2, CAp-Uerj
Mesa 2 - 14 às 16h
O professor do Ensino Médio: diagnóstico e perspectivas
Coordenação da mesa:
Wanderley Quêdo (presidente do Sinpro-Rio)
Palestrantes
Dalila Andrade Oliveira - professora titular da Faculdade de Educação da UFMG - Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pes- quisa em Educação (ANPEd).
Carlos Artexes Simões – engenheiro eletrônico (UFRJ), pedagogo (UFRJ), especialista em Didática Aplicada a Educação tecnológica (CEFET-RJ), mestre em Educação (UFF), professor do CEFET-RJ.
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