Boa noite!!!!
A males que vem para o bem do nosso conhecimento. Falo isso devido ao que me aconteceu ontem, e que teve um ponto super positivo no meu conhecimento. Acreditem ou não... ontem fiquei sem sinal da da TV a cabo e por conta disso estou passando a rever os programas da canal aberta, que por sinal deixa muito a desejar... mas hoje por volta das 6:15 da manhã eu coloquei no cana 2 (aqui no Rio), Tv cultura em outros lugares, Tv Brasil. Minha surpresa foi ver um programa voltado a educação vários temas, entrevistas...pelo que entendi o programa é feito em séries e a de hoje foi excelente. Por isso disse inicialmente que a males que vem para o bem do nosso conhecimento....rsrs.... se não fosse a perda de sinal, onde descobriria esse programa maravilhoso, que me deu inúmeras idéias para tema da minha monografia. Um programa que faz parar e começar a refetir sobre coisas que estão ai na nossa cara, mas que por vermos sempre acabam fazendo parte do nosso dia a dia e com isso fazendo parte do nosso quadro de coisas sem importâncias.... Como educadores, pais, cidadãos é fundamental que não nos deixemos cair nas situações curriqueiras e pensar que tudo é normal. Nossa educação tem jeito sim e lamento muito pelos educadores que discordam.
"Esta série tem como proposta pensar as tramas da relação complexa entre pobreza e educação no Brasil. A complexidade desta relação provém das realidades com as quais lidam professores e gestores: as trajetórias de crianças e adolescentes provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao tratar da relação entre educação e pobreza, o desafio é assegurar o direito de acesso universal à educação, propondo estratégias específicas e particulares relacionadas ao nosso contexto social. O reconhecimento da vulnerabilidade social como fenômeno de múltiplas dimensões coloca no centro do debate três elementos: a intersetorialidade na gestão das políticas educacionais, a relação entre a escola e a família (ou o contexto social no qual está inserida a escola) e iniciativas de acompanhamento da frequência dos alunos em situação de vulnerabilidade."
Programa:
Salto para o Futuro integra a grade da TV Escola (canal do Ministério da Educação). É uma das faixas de programação do canal dirigida especialmente à formação continuada de professores do ensino fundamental e médio, atendendo também a temas de interesse para a educação infantil.
O programa é exibido diariamente às 19h na TV Escola e reprisado às 8h e às 15h. Além disso, é exibido simultaneamente pelos canais DirecTV e Sky.
Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora e também pode ser assistido na página www.tvbrasil.org.br às 05h50.
No ar desde 1991, o Salto para o Futuro tem como proposta debater diferentes tendências no campo da educação e contribuir para a reflexão da prática em sala de aula, utilizando diferentes mídias: TV, telefone, site com publicação eletrônica, fórum e email.
O Salto para o Futuro produz séries temáticas, com a orientação de consultores especializados, que delineiam a trajetória conceitual dos programas, tendo como compromisso atender à diversidade e à complexidade do cenário educacional brasileiro.
Para a recepção organizada do programa, foram implementados pelas Secretarias de Educação, desde 1991, os telepostos/telessalas, que são locais onde os cursistas se reúnem para assistir às séries e interagir com os especialistas debatedores. Além disso, o SESC Nacional também desenvolve um trabalho de formação utilizando as séries do Salto. Há ainda relatos de utilização do programa em universidades, escolas, espaços culturais, entre outros.
A participação dos professores se tornou uma marca especial do programa. As múltiplas “vozes” de professores de todo o país têm sido ouvidas e os questionamentos recebidos das telessalas e/ou enviados por espectadores que buscam a página do Salto tornaram-se constitutivos dos debates.
Em 2009, acompanhando as mudanças da TV Escola, que apresenta uma nova grade de programação, com novos quadros, séries, faixas e horários de reprises para atender às demandas do público, o Salto para o Futuro assume um novo formato. As séries temáticas passam a ser assim organizadas:
Salto revista: três revistas eletrônicas (às segundas, terças e quartas-feiras), delineando três grandes eixos de apresentação de um tema relevante no cenário da educação contemporânea;
Salto entrevista: às quintas-feiras, o programa compreende três blocos de entrevistas, com entrevistados diferentes em cada bloco, ampliando os olhares sobre o assunto em questão.
Salto debate: ao vivo, às sextas-feiras, fechando a semana, com três debatedores e amplo espaço para a interatividade por telefone 0800 0216689 e e-mail salto@mec.gov.br.
O programa televisivo passa a ter 48 minutos de duração e, ao longo de toda a série, um fórum na internet e uma caixa postal estarão disponíveis, possibilitando o recebimento de questões, enviadas antecipadamente, para serem desenvolvidas ao longo do programa de TV na sexta-feira, ou no próprio site, durante a semana. Além das séries temáticas, o Salto continuará apresentando edições especiais que consistem em um único dia de debate sobre um tema de interesse, sempre ao vivo.
Cronograma
Novembro
29/11 a 02/12
Saúde e Educação: uma relação possível e necessária (Reprise) 22/11 a 26/11
Vulnerabilidade social e Educação (Inédita)Vulnerabilidade social e Educação (22/11/2010 a 26/11/2010)
Esta série tem como proposta pensar as tramas da relação complexa entre pobreza e educação no Brasil. A complexidade desta relação provém das realidades com as quais lidam professores e gestores: as trajetórias de crianças e adolescentes provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao tratar da relação entre educação e pobreza, o desafio é assegurar o direito de acesso universal à educação, propondo estratégias específicas e particulares relacionadas ao nosso contexto social. O reconhecimento da vulnerabilidade social como fenômeno de múltiplas dimensões coloca no centro do debate três elementos: a intersetorialidade na gestão das políticas educacionais, a relação entre a escola e a família (ou o contexto social no qual está inserida a escola) e iniciativas de acompanhamento da frequência dos alunos em situação de vulnerabilidade. PGM 1: Educação e pobreza; PGM 2: Intersetorialidade e vulnerabilidade; PGM 3: Compartilhando experiências; PGM 4: Outros olhares sobre Vulnerabilidade social e educação; PGM 5: Vulnerabilidade social e educação em debate.
15/11 a 19/11
Cultura urbana e educação (Reprise) 08/11 a 12/11
Avaliação: um tema polêmico (Inédita) 05/11
Edição Especial: Violência nas escolas (Inédita) 01/11 a 04/11
Educação integral e intersetorialidade (Reprise) Dezembro
27/12 a 31/12
Grandes temas da educação nacional (Reprise) 20/12 a 24/12
Cultura viva, escola viva (Reprise) 13/12 a 17/12
Cinema e educação: um espaço em aberto (Reprise) 06/12 a 10/12
Educação ao longo da vida (Reprise) 03/12
Edição Especial: Proinfantil em debate (Inédita)
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