Você teve uma idéia que gostaria de ver aplicada em sua escola. Foram noites e noites enriquecendo-a, colocando-a no papel. Você apresenta sua idéia para alguns amigos, todos aplaudem. Agora, é só o apresentar à direção da escola.
Só?
Por mais que você se prepare, sempre bate uma insegurança ou medo nesta hora. Então, tire um tempo para analisar o pessoalzinho das classes mais novas brincando. Eles podem lhe ensinar muito sobre como agir na hora de montar e apresentar um projeto ou idéia.
Recreio - Para começo de conversa, eles não desanimam com um "não". Uma criança nunca para de pedir as coisas ou de perguntar após ouvir um não. Podem não conseguir o que queriam inicialmente, mas com certeza saem com algo. Ao ouvirmos um não, nós o tomamos como uma posição definitiva, algo inegociável. As crianças não. Sempre têm algo a mais para perguntar, para pedir, para falar. E saem ganhando, sempre. Como disse o empresário Ricardo Semler, em seu livro Virando a Própria Mesa: "um sim é sempre um sim. Um não é um talvez".
Esta incapacidade de aceitar um não leva a segunda característica que as crianças têm a nos ensinar: Elas se arriscam. É só ver como elas brincam com cachorros os quais não ousamos chegar perto. Ou voam nas rampas de skate. Nós preferimos sempre o que é mais seguro. E, assim, engavetamos nossas idéias e projetos.
Para mudar essa tendência, siga esses passos:
1 – PERGUNTE
Lembre-se, um projeto não começa e termina em sua sala de aula. Existem outros departamentos da escola envolvidos em cada ação. Quanto mais você conhecer o rumo das decisões (e do dinheiro), melhor. Quem, afinal de contas, decide sobre o investimento? Existe alguma empresa patrocinando atividades de educação? Vocês podem pleitear algo junto a ela? Se sim, como? Só há uma maneira de você entregar estas respostas à diretoria: pergunte, corra atrás das informações. Eis outra coisa que podemos aprender com as crianças: a curiosidade deles não tem limites. Estão sempre fazendo perguntas, e exigem respostas.
Se tiver alguma dúvida e não puder esclarecê-la na hora, anote e vá atrás das informações mais tarde. Não confie apenas na sua memória. E, acima de tudo, não tenha vergonha de perguntar.
Após ter estas informações, coloque-as em seu projeto, mostre que você conhece a maneira como sua escola funciona. Isto irá impressionar bem a diretoria.
2 – ESTUDE O TERRENO
Estude a diretoria. O tipo de linguagem que eles usam, se eles preferem reuniões curtas ou longas, e adapte sua apresentação ao estilo deles. Se precisar falar com alguém fora da área acadêmica, abuse dos números, percentagens e custos e possibilidade de ganho. Gerentes e administradores adoram ter com o que trabalhar.
3 – FOQUE NA ESCOLA
Tanto na hora de escrever como na gora de apresentar seu projeto, reforce os benefícios que a escola terá ao aplicá-lo. Descreva os ganhos em detalhes: pode ser um maior aproveitamento do conteúdo por partes dos alunos, aumento no número de matrículas, economia de material, entre outras.
Após apresentar os benefícios claramente, descreva seu projeto, e feche com um resumo. Enumere as razões pelas quais sua escola tem a ganhar com sua idéia: por exemplo, ela é prática por tais e tais motivos; é econômica devido a tais fatores; E fará a escola ter os seguintes benefícios.
4 – NA HORA DA APRESENTAÇÃO
Quando se tem uma boa idéia, é muito fácil se entusiasmar com ela. E começa a falar, cada vez mais animado. Ao final de meia hora, termina sua explanação e se depara com meia dúzia de rostos carrancudos a sua frente. Nesse caso, você se envolveu no assunto, mas esqueceu de fazer o mesmo com a diretoria.
Comece a apresentar sua idéia percebendo como a diretoria se sente a respeito de determinado problema que seu projeto pretende solucionar. Lógico que você já sabe o que eles vão dizer, conforme os dados levantados na hora de montar o projeto.
Após ouvir as razões de sua audiência, diga que é exatamente isso que o seu projeto busca solucionar. E então comece sua apresentação. Faça pausas e perguntas a eles, de vez em quando, para sentir como sua idéia está sendo recebida. Termine com um reforço dos principais pontos positivos.
5 - CONTINUE
Mesmo que seu projeto não seja aprovado, assegure à diretoria que você continuará a dar o máximo de si e a pensar no futuro daquela organização.
Demonstre que seu interesse em solucionar os problemas continua o mesmo. Isso fará com que você seja cada vez mais ouvido.
Brasílio Neto/revista profissão mestre
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