Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Como Fazer seu Projeto ser Aprovado

Você teve uma idéia que gostaria de ver aplicada em sua escola. Foram noites e noites enriquecendo-a, colocando-a no papel. Você apresenta sua idéia para alguns amigos, todos aplaudem. Agora, é só o apresentar à direção da escola. 

Só?

Por mais que você se prepare, sempre bate uma insegurança ou medo nesta hora. Então, tire um tempo para analisar o pessoalzinho das classes mais novas brincando. Eles podem lhe ensinar muito sobre como agir na hora de montar e apresentar um projeto ou idéia.

Recreio - Para começo de conversa, eles não desanimam com um "não". Uma criança nunca para de pedir as coisas ou de perguntar após ouvir um não. Podem não conseguir o que queriam inicialmente, mas com certeza saem com algo. Ao ouvirmos um não, nós o tomamos como uma posição definitiva, algo inegociável. As crianças não. Sempre têm algo a mais para perguntar, para pedir, para falar. E saem ganhando, sempre. Como disse o empresário Ricardo Semler, em seu livro Virando a Própria Mesa: "um sim é sempre um sim. Um não é um talvez".

Esta incapacidade de aceitar um não leva a segunda característica que as crianças têm a nos ensinar: Elas se arriscam. É só ver como elas brincam com cachorros os quais não ousamos chegar perto. Ou voam nas rampas de skate. Nós preferimos sempre o que é mais seguro. E, assim, engavetamos nossas idéias e projetos. 

Para mudar essa tendência, siga esses passos:

1 – PERGUNTE
Lembre-se, um projeto não começa e termina em sua sala de aula. Existem outros departamentos da escola envolvidos em cada ação. Quanto mais você conhecer o rumo das decisões (e do dinheiro), melhor. Quem, afinal de contas, decide sobre o investimento? Existe alguma empresa patrocinando atividades de educação? Vocês podem pleitear algo junto a ela? Se sim, como? Só há uma maneira de você entregar estas respostas à diretoria: pergunte, corra atrás das informações. Eis outra coisa que podemos aprender com as crianças: a curiosidade deles não tem limites. Estão sempre fazendo perguntas, e exigem respostas.
Se tiver alguma dúvida e não puder esclarecê-la na hora, anote e vá atrás das informações mais tarde. Não confie apenas na sua memória. E, acima de tudo, não tenha vergonha de perguntar. 

Após ter estas informações, coloque-as em seu projeto, mostre que você conhece a maneira como sua escola funciona. Isto irá impressionar bem a diretoria.

2 – ESTUDE O TERRENO
Estude a diretoria. O tipo de linguagem que eles usam, se eles preferem reuniões curtas ou longas, e adapte sua apresentação ao estilo deles. Se precisar falar com alguém fora da área acadêmica, abuse dos números, percentagens e custos e possibilidade de ganho. Gerentes e administradores adoram ter com o que trabalhar.

3 – FOQUE NA ESCOLA
Tanto na hora de escrever como na gora de apresentar seu projeto, reforce os benefícios que a escola terá ao aplicá-lo. Descreva os ganhos em detalhes: pode ser um maior aproveitamento do conteúdo por partes dos alunos, aumento no número de matrículas, economia de material, entre outras.

Após apresentar os benefícios claramente, descreva seu projeto, e feche com um resumo. Enumere as razões pelas quais sua escola tem a ganhar com sua idéia: por exemplo, ela é prática por tais e tais motivos; é econômica devido a tais fatores; E fará a escola ter os seguintes benefícios.

4 – NA HORA DA APRESENTAÇÃO
Quando se tem uma boa idéia, é muito fácil se entusiasmar com ela. E começa a falar, cada vez mais animado. Ao final de meia hora, termina sua explanação e se depara com meia dúzia de rostos carrancudos a sua frente. Nesse caso, você se envolveu no assunto, mas esqueceu de fazer o mesmo com a diretoria.

Comece a apresentar sua idéia percebendo como a diretoria se sente a respeito de determinado problema que seu projeto pretende solucionar. Lógico que você já sabe o que eles vão dizer, conforme os dados levantados na hora de montar o projeto.
Após ouvir as razões de sua audiência, diga que é exatamente isso que o seu projeto busca solucionar. E então comece sua apresentação. Faça pausas e perguntas a eles, de vez em quando, para sentir como sua idéia está sendo recebida. Termine com um reforço dos principais pontos positivos.

5 - CONTINUE
Mesmo que seu projeto não seja aprovado, assegure à diretoria que você continuará a dar o máximo de si e a pensar no futuro daquela organização.
Demonstre que seu interesse em solucionar os problemas continua o mesmo. Isso fará com que você seja cada vez mais ouvido.

Brasílio Neto/revista profissão mestre



Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada