Para a psicanálise, os Transtornos Globais do Desenvolvimento, entre eles o autismo e as psicoses infantis, são transtornos psíquicos que dificultam o estabelecimento das relações sociais destas crianças com seus semelhantes, dificultam sua inserção na linguagem e, conseqüentemente seu processo de escolarização. Por essa razão, o tratamento psicanalítico dos TGD centra-se na relação do profissional com a criança e também com as demais crianças, buscando construir ou reconstruir com ela seus laços psíquicos, cognitivos e sociais ainda não instalados.
De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, da American Psychological Association – DSM- IV, a categoria diagnóstica na qual se inserem o autismo e as psicoses infantis é chamada de Pervasive Developmental Disorders (Transtornos Invasivos de Desenvolvimento) e caracteriza-se por “ prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados”.
Já na Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10), esses quadros recebem o nome de Transtornos Globais do Desenvolvimento e caracterizam-se por “alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”. Estas anomalias qualitativas devem constituir uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões”. Para saber mais sobre a definição no DSM-IV ou CID 10 acesse: http://www.psiqweb.med.br
De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, da American Psychological Association – DSM- IV, a categoria diagnóstica na qual se inserem o autismo e as psicoses infantis é chamada de Pervasive Developmental Disorders (Transtornos Invasivos de Desenvolvimento) e caracteriza-se por “ prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados”.
Já na Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10), esses quadros recebem o nome de Transtornos Globais do Desenvolvimento e caracterizam-se por “alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”. Estas anomalias qualitativas devem constituir uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões”. Para saber mais sobre a definição no DSM-IV ou CID 10 acesse: http://www.psiqweb.med.br
fonte: lugar e vida
Olá,
ResponderExcluirestava procurando pela internet este tema e me deparei com o seu blog.
Sou educadora também. Trabalhei muitos anos como professora de artes. Estou afastada há um tempo.
Tenho uma filha de 5 anos que tem um atraso no desenvolvimento. Até alguns meses atrás nao tinham chegado a um diagnóstico. Atualmente estao falando em TGD.
É difícil saber por onde seguir para estimulá-la. Ela faz acompanhamento numa Clínica 3 vezes por semana. Queremos que ela consiga superar isto... o que fazer?
Parabéns pela iniciativa!!
Karinne
Oi Karinne,
ResponderExcluirObrigada pelo carinho e elogio.
Sobre sua filhota, seria interessante entender os efeitods colaterais dela para um tratamento devido.
Mas de acordo com a intervenção profissional pode-se trabalhar na cognição utilizando exercícios de memória.
Como o nome sugere o TGD e um distúrbios associado a muitos sintomas fecham em várias patologias,
podendo haver atraso no desenvolvimento, onde todas as atividades cerebrais estejam comprometidas, mas como ela faz acompanhamento 3x por semana vc deve ter em mãos um laudo médico e exames neorológicos para ter de fato um diagnóstico certo. A estimulação da filhota deve ser feita por etapas, uma área de cada vez, se houver misturas, pode não haver muito evolução... (meu pensamento)...isso depende da criança... não fique anciosa... cada pequeno tem seu tempo...
Observe atentamente todo o trabalho do profisional q esta acompanhando sua filha e faça em casa também, porém de forma mas informal, brincando, estimule-a através do lúdico... Qualquer coisa escreva para meu e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com
lucianammaluf@hotmail.com (msn)
Um enorme beijo carinhoso para você sua princesa...
Lu Moraes