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MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

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Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
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“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

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Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

domingo, 1 de agosto de 2010

O que são os Transtornos Globais de Desenvolvimento?

Para a psicanálise, os Transtornos Globais do Desenvolvimento, entre eles o autismo e as psicoses infantis, são transtornos psíquicos que dificultam o estabelecimento das relações sociais destas crianças com seus semelhantes, dificultam sua inserção na linguagem e, conseqüentemente seu processo de escolarização. Por essa razão, o tratamento psicanalítico dos TGD centra-se na relação do profissional com a criança e também com as demais crianças, buscando construir ou reconstruir com ela seus laços psíquicos, cognitivos e sociais ainda não instalados.

De acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, da American Psychological Association – DSM- IV, a categoria diagnóstica na qual se inserem o autismo e as psicoses infantis é chamada de Pervasive Developmental Disorders (Transtornos Invasivos de Desenvolvimento) e caracteriza-se por “ prejuízo severo e invasivo em diversas áreas do desenvolvimento: habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação, ou presença de comportamento, interesses e atividades estereotipados”.

Já na Classificação Internacional das Doenças da Organização Mundial da Saúde (CID-10), esses quadros recebem o nome de Transtornos Globais do Desenvolvimento e caracterizam-se por “alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e modalidades de comunicação e por um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo”. Estas anomalias qualitativas devem constituir uma característica global do funcionamento do sujeito, em todas as ocasiões”. Para saber mais sobre a definição no DSM-IV ou CID 10 acesse: http://www.psiqweb.med.br
fonte: lugar e vida

2 comentários:

  1. Olá,
    estava procurando pela internet este tema e me deparei com o seu blog.
    Sou educadora também. Trabalhei muitos anos como professora de artes. Estou afastada há um tempo.
    Tenho uma filha de 5 anos que tem um atraso no desenvolvimento. Até alguns meses atrás nao tinham chegado a um diagnóstico. Atualmente estao falando em TGD.
    É difícil saber por onde seguir para estimulá-la. Ela faz acompanhamento numa Clínica 3 vezes por semana. Queremos que ela consiga superar isto... o que fazer?
    Parabéns pela iniciativa!!
    Karinne

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  2. Oi Karinne,

    Obrigada pelo carinho e elogio.

    Sobre sua filhota, seria interessante entender os efeitods colaterais dela para um tratamento devido.
    Mas de acordo com a intervenção profissional pode-se trabalhar na cognição utilizando exercícios de memória.

    Como o nome sugere o TGD e um distúrbios associado a muitos sintomas fecham em várias patologias,
    podendo haver atraso no desenvolvimento, onde todas as atividades cerebrais estejam comprometidas, mas como ela faz acompanhamento 3x por semana vc deve ter em mãos um laudo médico e exames neorológicos para ter de fato um diagnóstico certo. A estimulação da filhota deve ser feita por etapas, uma área de cada vez, se houver misturas, pode não haver muito evolução... (meu pensamento)...isso depende da criança... não fique anciosa... cada pequeno tem seu tempo...

    Observe atentamente todo o trabalho do profisional q esta acompanhando sua filha e faça em casa também, porém de forma mas informal, brincando, estimule-a através do lúdico... Qualquer coisa escreva para meu e-mail pessoal:

    luciana.moraesmaluf@gmail.com
    lucianammaluf@hotmail.com (msn)

    Um enorme beijo carinhoso para você sua princesa...

    Lu Moraes

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Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

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