Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

domingo, 19 de setembro de 2010

Classe Hospitalar Jesus completa 60 anos no atendimento a crianças

 

O período de internação das crianças no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, tem sido menos doloroso. Graças ao trabalho de professores da Classe Hospitalar Jesus, os pequenos pacientes ganham a companhia de livros, brinquedos e ainda podem relembrar o conteúdo que estavam aprendendo nas escolas regulares.

As aulas são dadas por professoras da Secretaria municipal de Educação numa sala de aula ou nos leitos da enfermaria do hospital, em dois turnos. Em parceria com profissionais de saúde, o apoio pedagógico é oferecido de acordo com a necessidade de cada estudante.

— Quando a criança chega à enfermaria, explico o trabalho. Faço contato com a equipe de saúde para saber se a criança pode ser atendida na sala ou no leito. O segundo passo é saber a escola de origem, conhecer o que a criança aprendeu e em que matérias ela tem dificuldade — explica a coordenadora da Classe Hospitalar, Elizabeth Ramos.

Com ares de escola
Completando 60 anos de trabalho e com o apoio de doações, a Classe Hospitalar deixou de ser fruto do esforço de uma professora, como começou, e ganhou ares de escola. Além de duas salas de aula para alunos do 1 ao 9 anos e da educação infantil, existe um pátio, parquinho, brinquedoteca e biblioteca.

O trabalho pedagógico é organizado em temas abordados a cada mês. Assuntos como a Copa do Mundo e a Semana Nacional de Trânsito são explorados com conteúdos de português, matemática, entre outras disciplinas.

— O hospital favorece o aprendizado das crianças, para que, quando elas voltarem a sua escola, não tenham perdas — afirmou a diretora do Instituto Helena Antipoff, Kátia Nunes, órgão ao qual os professores estão vinculados.

 
Para as crianças, é uma surpresa poder estudar enquanto cuidam da saúde.

— Eu estudava, quando estava lá fora (do hospital). É bom ter aula, porque não vou perder nada — afirma Milena Farias Pereira, de 9 anos, que trata de uma febre reumática que provoca paralisia.

A professora Karla Bastos está desenvolvendo com Yuri Lázaro, de 9 anos, que tem paralisia cerebral, uma forma de comunicação através de pranchas coloridas.

— Ele se identificou com a professora. O trabalho chama a atenção dele — contou a mãe de Yuri, Kelly Lopes.

Para a pediatra Elizabeth Parente, a Classe gera inclusão e ajuda no tratamento:

— Um hospital humanizado acelera a cura.
fonte: Jornal Extra


3 comentários:

  1. Achei maravilhoso e gostaria também de atuar nesta area e gostaria que vc me mandasse algumas dicas e o que tenho q fazer.
    raypib@hotmail.com
    Rayanna Silva

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber mais sobre as classes hospitalares, pois estou cursando a graduação de pedagogia e o tema do meu tcc é sobre a alfabetização em classes hospitalares e também como esse profissional trabalha com estas crianças.

    ResponderExcluir
  3. oi gente!!!!! poxa desculpas em primeiro lugar pela falta de respostas. Rayana nao esqueci não querida, mas estava estudando para concursos e com isso o tempo era muito reduzido.... bem.... Prometo à você e a Adriana passar informaçoes sobre esse trabalho lindo que é a classe hospitalizar.... Aqui no Rio temos o Hospital Jesus que fica em VILA ISABEL< É um hospital somente para crianças... há outros , mas no momento somente o Jesus me vem a memória... qualquer coisa escrevam para meu e-mail ...
    luciana.moraesmaluf@gmail.com
    msn: pedlumoraes@hotmail.com ou lucianammaluf@hotmail.com
    grd beijo

    ResponderExcluir

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada