Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sábado, 4 de setembro de 2010

Mais desempenho e melhor imagem para seus professores

Sua equipe de professores também pode ter esse perfil de atleta de alto desempenho, ao seguir estas sete estratégias: 

1. Ajude-os a montar uma imagem positiva de si mesmos
Seus professores somente serão tão bons quanto eles acreditam ser. E é muito fácil se desestimular. Faça com que eles se concentrem nas realizações positivas, nas vitórias de cada dia. Um aluno que melhorou sensivelmente seu aprendizado, um projeto que deu certo. Que tal fazer uma reunião mensal num local descontraído (pode ser uma pizzaria), onde sua equipe possa relembrar tudo o que aconteceu de positivo no mês e quanto a escola evoluiu?

2. O pensamento é o fundamento
Ensine ao seu pessoal a mágica das frases e afirmações positivas, bem como dos ensaios mentais. Começar o dia pensando “Que bom, vou dar aula para tal turma” é muito melhor do que levantar da cama dizendo “Droga, lá vou eu enfrentar a sala do Paulinho do fundão”. Mude a maneira como você vê as coisas, enfoque o lado positivo que seu humor melhorará e, logo em seguida, os fatos começarão a mudar. Veja o mundo cheio de oportunidades, não de restrições; prosperidade, não pobreza.

3. Estabeleça objetivos estimulantes e positivos
Esses objetivos não devem ser apenas profissionais, que você e sua equipe estipulam para o final do ano. Devem também ser pessoais. Onde cada professor quer estar daqui a cinco anos? Faça com que eles planejem e sonhem.

4. Estimule o contínuo aprendizado
Cada professor deve aprender tudo o que puder sobre a profissão, habilidades, princípios, alunos, técnicas de ensino, outras escolas e como tudo isso integra-se numa coisa só. Mais conhecimentos levam a mais descobertas. Novas descobertas levam à sabedoria.

5. Mantenha os olhos abertos
Um professor só pode se melhorar e manter o pensamento positivo se prestar atenção constantemente a certos fatores (e isso vale para todos na escola, começando pelo diretor). Mantenha os olhos e ouvidos abertos e veja o que está certo e o que falta melhorar em relação a:
  • Você mesmo
  • Seus alunos
  • Seus objetivos
  • Seu tempo
  • Sua escola, e o que os alunos e pais pensam dela
  • Suas habilidades e atitudes

6. Reconheça e mostre sua equipe
Uma das coisas que mais tem resultados na performance de uma pessoa no trabalho é saber que a direção se importa com ela e reconhece o bom trabalho desenvolvido. Por isso, esteja sempre com a porta aberta para ouvir professores e outros funcionários da escola. Todos têm algo a dizer que é importante para a pequena sociedade que está sendo construída ali (toda instituição de ensino, toda empresa, é uma pequena sociedade, com regras escritas e não escritas. Alguns vão mais longe, descrevendo escolas como seres vivos).
Esteja a par de tudo o que está sendo feito e mostre orgulho pelas iniciativas apresentadas. Se for fazer alguma peça publicitária, pense em colocar seus professores, ou citá-los com destaque. Eles são a sua escola. E quanto mais reconhecidos, mais incentivados se sentirão para ousar e buscar meios de ministrar aulas melhores.

7. Sonhe alto
Se quiser ter grandes resultados, você e seus docentes têm de pensar grande. Você precisa “acreditar” grande, agir grande e, talvez, mais importante do que tudo, trabalhar – trabalhar muito para adquirir novas habilidades e desenvolver as que você já tem. Sua escola só será tão grande quanto o sonho de seus professores. Então estimule-os a ter uma visão de futuro, algo bom que será construído ali, naquela instituição de ensino. Imaginem-se referência de ensino, um local onde os alunos são felizes. E trabalhem para realizar o sonho.

Isso nos leva a uma questão interessante. Você e sua equipe realmente querem trabalhar duro para tornarem-se os melhores na profissão? Quanto tempo, energia, esforço e cansaço você está disposto a ter e investir?

Não existem atalhos para o sucesso em sala de aula.

Esforce-se

Chame isso de tenacidade, energia, determinação ou visão; não importa. É necessário ter essa característica e fazer acontecer.

Mas atenção: existe uma diferença gigantesca entre atividades e resultados. Um professor pode passar dez horas por dia em salas de aula e lecionar de maneira burocrática, não despertando a paixão pelo saber nos alunos. Um diretor pode passar 12 horas por dia em seu escritório, mas se não fez nada além de assinar cheques e discutir com o pessoal que está pintando a fachada – bom, ele pode ter se esforçado bastante, pode ter trabalhado muito, mas sem resultados importantes para a instituição. Uma diferença fundamental, pois resultados transmitem sensação de sucesso, conquista e satisfação, enquanto que atividades sem resultados provocam frustração e desapontamento.

Trabalhe duro, com um planejamento inteligente e uma direção clara, e seus professores vão acabar jogando “maior e melhor” do que aparentam ser, servindo de exemplo para muitas outras pessoas na escola. Assim, cria-se um círculo virtuoso de realizações pessoais e melhoria de imagem para a escola.

fonte: Gestão Educacional/Júlio Clebsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada