Psicomotricidade - Módulo 1
Professores: Barbara B. Valle Otoni, fonoaudióloga, supervisora do Centro de Estimulação Precoce da Sociedade Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro. Fonoaudióloga, psicomotricista e diretora da clínica GERAR (grupo especializado em reabilitação e aprendizagem). Psicomotricista do Centro Educacional Estação Aprender, Instituto Maria Vinagre e Meu Sonho Educação Infantil. Professora da Pós-graduação da Faculdade Pestalozzi, módulo: Educação Psicomotora. Psicomotricista do Grupo Movimento e Educação Infantil.
Público Alvo: Professores de educação física, de música, recreadores, psicopedagogos e todos que estão diretamente ligados ao assunto e a todas as pessoas que necessitam utilizar esse serviço.
Objetivo: Esclarecer a função da psicomotricidade. Orientar as pessoas interessadas em trabalhar com a psicomotricidade.
Programa:
1 - A importância do movimento e do brincar na prática psicomotora; 2 - A Psicomotricidade,o Jogo e o Corpo da criança; 3 - Afetos possíveis no ambiente psicomotor; 4 - Entender a criança como Ser Psicomotor; 4 - O aspecto relacional da Psicomotricidade. |
- Data de inicio: 02 de outubro.
- Horário: 09h às 17h
- Local:Auditório do Colégio Princesa Isabel Rua da Palmeiras, 65 - Botafogo Rio de Janeiro.
- Investimento: R$80,00
Jogos, Brinquedos e Educação
Com a professora: Luciana Martins – professora, jornalista, coordenadora educacional, especialista em alfabetização e avaliação educacional. Com mais de 15 anos de experiência na área de aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita.Programa:
Módulo 1• O que é brincar?• Por que a criança precisa brincar? • As brincadeiras na educação infantil. Objetivos:• Atualizar o conhecimento dos participantes na área de jogos, brinquedos e brincadeiras na educação.• Discutir a importância do ato de brincar para desenvolvimento global do aluno. • Sugerir jogos e brincadeiras como facilitadores na aquisição de determinados conceitos, competências e habilidades. | Módulo 2• Movimento: equilíbrio e coordenação.• O movimento. • Equilíbrio. • Coordenação motora. • Avaliação do desenvolvimento da criança. Objetivos:• Propor princípios na organização de condições específicas para o aprendizado de habilidades motoras grossas e finas.• Identificar formas de intervenção no processo de escolarização que atenda as diferenças individuais de comportamento motor; • Identificar os componentes motores que afetam o processo de alfabetização. • Desenvolver procedimentos para avaliação, acompanhamento e orientação docente referente ao desenvolvimento motor de crianças de educação infantil e ensino fundamental. |
Módulo 3• A história da matemática • Educação matemática: tradição X construção• O papel da matemática na educação • A importância do jogo na aprendizagem de conceitos matemáticos Objetivos:• Dar aos professores a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos teóricos e metodológicos para a melhoria de suas práticas docentes;• Refletir sobre o uso de jogos como contribuição para o ensino de noções matemáticas. • Relacionar práticas e jogos que podem ser utilizados para ensinar matemática. | Módulo 4• Jogos, como e por que utilizá-los na escola, em todas as séries.• Jogos e brincadeiras na educação infantil. • Jogos e brincadeiras no ensino fundamental. • Jogos e brincadeiras no ensino médio. • Jogos cooperativos. • As brinquedotecas. Objetivos:• Oportunizar o aperfeiçoamento de conhecimentos teóricos e metodológicos para a melhoria da práticas docentes;• Refletir sobre o uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na escola, em todas as séries. • Identificar como os jogos, brinquedos e brincadeiras podem auxiliar no processo educativo nas diversas séries. • Verificar a função e utilização das brinquedotecas como auxiliar no desenvolvimento e recuperação de crianças. |
- Data: 23 de outubro.
- Horário: 9h às 17h
- Local:Auditório do Colégio Princesa Isabel Rua da Palmeiras, 65 - Botafogo Rio de Janeiro.
- Investimento: R$80,00
Com apostila e certificado para os participantes com 75% de presença.
Inscreva-se aqui
fonte: Central dos Professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!