Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sábado, 4 de setembro de 2010

Sua equipe está preparada para aprender a distância?

Capacitar sua equipe docente é essencial para o sucesso da sua escola, da mesma forma que o aprendizado contínuo é fundamental para a carreira do professor. Para viabilizar esse processo de crescimento, além de cursos presenciais, o ensino a distância pode ser uma valiosa ferramenta. Para isso, é necessário criar uma estrutura adequada e desenvolver a cultura do e-learning na escola. Muitos professores ainda não estão familiarizados com os recursos tecnológicos, logo, o primeiro passo é desenvolver ações para quebrar essa barreira.

“Não há ainda uma cultura digital estabelecida, não conseguimos atingir nosso público a distância da mesma forma que nos cursos presenciais. Os professores dão menos credibilidade a eles”, afirma Acedriana Vicente Sandri, gerente pedagógica da Distribuidora Positivo. Já na opinião da dra. Ligia Leite, consultora em Tecnologia Educacional e Educação a Distância e professora do programa de doutorado Instructional Technology and Distance Education, Nova Southeastern University, EUA, essa situação está mudando aos poucos. “Pesquisas mostram que a afinidade das pessoas com a educação a distância está melhorando e que existe potencial pedagógico nessa forma de aprendizado”. 

Ela ressalta que o ensino a distância não vem para substituir o presencial, mas para ser usado como mais uma opção. No entanto, existem pessoas que não sentem se bem com a tecnologia e, por isso, é importante conhecer o perfil de cada um; assim você saberá se o professor terá um resultado melhor em cursos presenciais ou a distância. “É importante estimular o uso dos recursos tecnológicos, mas não podemos obrigar todo mundo a gostar disso”, completa Lígia. Para Luciano Sathler, coordenador do Centro de Educação Continuada e a Distância da Universidade Metodista de São Paulo, as barreiras estão nas condições em que o professor se encontra. “Ele precisa de uma estrutura adequada e de conhecimento de como isso funciona para querer participar, é necessário aproximá-lo das novas tecnologias aplicadas à educação”, explica.

No Colégio Objetivo, os organizadores dos treinamentos perceberam que um dos pontos negativos do e-learning é a falta de contato. “Os professores ainda sentem mais segurança quando é presencial devido ao contato pessoal”, diz Marcia Carvalhinha, coordenadora do departamento de apoio pedagógico do Objetivo. No entanto, é possível desenvolver uma relação próxima tanto presencial quanto a distância. Segundo Lígia Leite, “pode-se estar em uma sala com diversas pessoas e sentir se deixado de lado ou desconfortável. Não é pelo fato de estar distante que não é possível criar vínculo, é uma questão de afinidade”, diz. A mesma opinião é compartilhada por Luciano Sathler. Ele concorda que a interação depende da estrutura do curso e dá algumas dicas. “É importante desenvolver ações que permitam a formação de comunidades, criação de grupos segmentados que tenham os mesmos interesses e incentivo para que as pessoas se manifestem”.

Apesar de ainda enfrentar resistências, principalmente pela falta de afinidade com a tecnologia por parte de muitos professores, não há como negar as vantagens do aprendizado a distância: flexibilidade e personalização na relação de aprendizagem, acesso a um número maior de pessoas, trocas de informações, cultura e experiências entre indivíduos distantes e a disponibilidade de uso quando se tem os recursos necessários. Tudo que puder contribuir para a capacitação dos professores deve ser usado na escola, como treinamentos presencias, virtuais, fitas de vídeo, CD, DVD, Internet, rádio, TV e apostila. O sucesso da ação vai depender do assunto que será tratado e dos meios utilizados. Adapte o tema à melhor forma de aprendizado.

Como capacitar seus professores a distância
  • Invista em tecnologia na sua escola.
  • Avalie as características de aprendizagem da equipe de docentes para saber se tem o perfil adequado para os treinamentos a distância.
  • Desenvolva um programa de capacitação para familiarizar os professores com os meios tecnológicos que serão utilizados em seus treinamentos a distância. Pode ser, por exemplo, um CD com instruções.
  • Ajude o professor a criar uma boa estrutura em sua própria casa, é lá, provavelmente, que ele terá mais tempo para se capacitar. Procure parcerias para facilitar a compra de computadores, impressoras e o acesso à Internet.
  • Antes de desenvolver uma atividade, verifique se ela tem condições de ser tratada a distância.
    Motive os professores a participarem utilizando convites personalizados e, principalmente, pela própria qualidade e estrutura dos cursos oferecidos.
  • Monte um calendário com a programação do ano ou do mês com cursos, chats e outros eventos, divulgando-os com antecedência para que os professores tenham tempo para se programar.

Como identificar o perfil de sua equipe


As principais características que indicam maior possibilidade de afinidade com o aprendizado a distância:
  • Autonomia de aprendizagem
  • Disciplina para estudar
  • Saber o que quer
  • Domínio dos conhecimentos de tecnologia
  • Disponibilidade de meios tecnológicos

O que funciona melhor a distância:
  • Ações mais teóricas e menos práticas
  • Estudos que precisem de mais concentração
  • Fundamentação
  • Fóruns de discussão
  • Instruções para uso de materiais
  • Informações prévias de grandes eventos

Veja como grandes grupos de educação estimulam o aprendizado contínuo de seus professores.
Capacitação é fundamental – Domus
 
“A formação contínua dos educadores é condição necessária para uma educação de qualidade. Realizamos seminários internacionais, palestras e cursos, oficinas pedagógicas, semana de estudo, programas de formação semipresenciais (a distância e presencial) com duração de seis meses. Os recursos da Internet como e-mail, fórum, chat e o portal educacional do grupo também são utilizados na capacitação dos professores”, afirma Eloisa Ponzio, diretora de formação contínua e eventos do Pueri Domus Escolas Associadas.

No final todos ganham – Ivo
 
“Trabalhamos temas atuais de educação, motivação e carreira do professor em oficinas pedagógicas, workshops, congressos, encontros regionalizados, fitas de vídeo, CD-ROM e no portal educacional. Os alunos ganham porque os professores conseguem levar para a sala de aula um conteúdo muito melhor”, explica Acedriana Vicente Sandri, gerente pedagógica da Distribuidora Positivo.

Os professores precisam querer – Dom Bosco
 
“Trabalhamos duas modalidades de treinamento. Numa, a instituição propõe os eventos e, na outra, privilegiamos as principais necessidades apontadas pelos próprios professores: São grupos de estudo, encontros periódicos, semanas pedagógicas, um computador em cada sala para os professores utilizarem, artigos de educação e temas relacionados enviados por e-mail assim como troca de experiências entre os profissionais. Acreditamos que administrar a própria formação é uma competência do professor e não só da escola. Nosso ideal é reunir pessoas que tenham essa competência”, ressalta Rita Egashira Vanzela, diretora do Colégio Dom Bosco – Unidade Batel, em Curitiba.

Ensino a distância para os professores – Anglo Sistemas de Ensino
 
“Desenvolvemos reuniões regionais, workshops, o CineAnglo, cinema como repertório, reuniões com os autores do material didático, jornal informativo com artigos e calendários de eventos, canal direto para a troca de informações com os autores, esclarecimento de dúvidas pelo site dos convênios, entre outros. Também estamos desenvolvendo programas multimídia porque percebemos as vantagens do ensino a distância para a capacitação dos professores”, diz Helena Serebrinic, supervisora de operações dos Convênios Anglo.

Capacitação gera crescimento – Rede Pitágoras
 
“Temos o PET – Programa de Educação e Treinamento, que ocorre ao longo do período letivo; pós-graduação da Rede Pitágoras, gratuita para os professores; congresso nacional, site atualizado diariamente; chat com os autores do material didático da rede, CDs e fitas de vídeo. A rede cresceu e merece o resultado que está obtendo em virtude da capacitação dos professores”, afirma Marina Acurcio, superintendente da Rede Pitágoras.

Continuidade motiva – Colégio Opet
 
“Anualmente é realizado um plano de capacitação. Utilizamos recursos de aulas gravadas, parcerias para disponibilizar aulas na Internet, chats de discussão, grupos de estudo, palestras e, em março de 2005, será implantado um programa de capacitação a distância. O trabalho é contínuo e muito intenso com os professores; essa continuidade é muito importante para mantê-los motivados”, diz o professor Renato Casagrande, diretor geral da Faculdade e Colégio Opet – Sede Bom Retiro, em Curitiba.

Motivando a capacitação – Objetivo
 
“Capacitamos através de encontros pedagógicos mensais, palestras, oficinas, feiras, congressos, site, videoconferência e a TV Web, utilizada para transmitir grandes eventos pela Internet. O Objetivo está planejando o desenvolvimento de todo o material para a capacitação de professores em DVD, que atualmente é disponibilizado em vídeo. A capacitação deve começar de dentro para fora, por isso procuramos maneiras de motivar os professores”, informa Marcia Carvalhinha, coordenadora do departamento de apoio pedagógico do Objetivo.

Para saber mais:
 

fonte: Gestão Educacional/Karen Jardzwski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada