Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Cantinho da pintura diminui a bagunça em casa

Este artigo li a pouco tempo e me fez voltar a 14/15 anos atrás quando meu primeiro filho, Matheus com seus 2 aninhos e grávida do segundo (jão), por influência positiva da escola, resolveu aplicar nas paredes do "apertamento" em que morávamos no bairro do Grajaú (RJ), tudo aquilo que vinha aprendendo e desenvolvendo na escola. Lembro exatamente da minha reação, acreditem não foi de zanga, me espantei sim, claro mas positivamente, mesmo não sendo em local apropriado, sentei ao seu lado, elogiei, obtive a explicação de todos aqueles traços coloridos e então resolvi fazer daquele canto da parede o seu painel de pintura. Assim pude preservar os outros cantos do apartamento, lógico depois de uma boa limpeza, pois o local era alugado. rsrs...  

Ele adorou e eu mais ainda, pois acabava vendo o quanto ele ficava concentrado em meio aos lápis cera, tintas e canetinhas. E quanta criatividade!!! Então recomendo esta leitura e que nestas férias possam desfrutar desde prazer com seus filhos, sobrinhos etc. Assim como eu pude desfrutar com o Matheus e algum tempo depois com o Jão

Luciana

BOA LEITURA!

foto

As crianças brincam juntas e aprendem a se organizar desde cedo
O dia começa diferente na casa da Maristela quando as crianças têm aula de Educação Artística. Matheus, 8 anos, e Joaquina, 6 anos, adoram separar o avental branco (que volta todo pintado) e a caixa com lápis coloridos, giz e pincel para molhar nas tintas que ficam guardadas na escola.
Notando a animação da meninada, a mãe esperta resolveu montar um ateliê particular para a família inteira brincar junta.
"Há dias em que eles preferem ficar no ateliê a descer para o playground", afirma Maristela. "Foi uma maneira que encontrei de fazer os dois brincarem juntos, sem brigas ou ataques de ciúme: cada um tem sua posição e todo o material é dividido".
Os desenhos são feitos com guache, lápis de cor e até terra (misturada com água, ela aumenta as opções da aquarela). As colagens com tecido são outra possibilidade para enfeitar os trabalhos. Mas, segundo a mãe, eles não gostam muito de usar cola, porque o grude atrapalha o uso dos outros materiais e ninguém quer saber de interromper a farra para lavar as mãos.
Num marceneiro, Maristela encomendou cavaletes de altura especial, sob medida para as crianças. Aproveitou o ensejo e também pediu que fossem colocadas prateleiras para organizar a bagunça (que é grande e não para de crescer).
Uma cômoda, de gavetas grandes, completa o ambiente: é nela que são guardadas as obras-primas das crianças. "Quando vem alguma visita em casa, eles arrastam para o ateliê e fazem questão de mostrar os trabalhos.
A melhora da capacidade de se expressar, na opinião da psicopedagoga Luana Fiore, é só um dos benefícios observados entre as crianças que se divertem por meio da arte. "Com as tintas e os desenhos, elas expandem a capacidade de comunicação. Por meio das cores e da escolha dos personagens, as crianças se manifestam sem precisar usar as palavras. Isso diminui a agitação, melhora a capacidade de se concentrar e incentiva a criatividade", diz a especialista.
E não para por aí: a bagunça em casa quase desapareceu depois que Matheus e Joaquina começaram a bancar os artistas. Primeiro porque eles ficam proibidos de mexer no material caso larguem os tênis no meio da sala ou deixem as coisas fora do lugar quando cansam de brincar.
"Ninguém sai do ateliê sem tampar os potinhos, recolher os jornais que acumulam os respingos de tinta no chão ou lavar os pincéis", afirma a mãe.
Fique atento!
- Desenhos em que predominam cores muito escuras pedem atenção dos pais. Normalmente, a molecada prefere misturar vários tons e formam um arco-íris. A escuridão pode indicar, por exemplo, problemas na escola ou a tristeza pela perda de alguém querido.
- Se a criança gosta de desenhar pessoas, pergunte a ela quem aparece nas imagens. Repare na eventual ausência de alguém importante _ isso pode acontecer no caso de pais que passam muito tempo fora de casa. É comum ver a babá no lugar da mãe que trabalha fora.
- Preste atenção nas expressões das pessoas que a criança desenha. Com isso dá para descobrir em quem ela confia ou de quem ela sente medo, por exemplo.
Monte o seu o ateliê
Para começar, você vai precisar de:
1. Um punhado de jornais velhos para forrar o chão e evitar manchas de tinta
2. Um cavalete (dá para mandar fazer ou comprar na papelaria)
3. Potinhos coloridos de tinta-guache
4. Potinhos coloridos de tinta plástica (elas são ótimas para fazer desenhos em alto-relevo)
5. Pincéis
6. Lápis de cor e giz de cera
7. Cola
8. Um avental para proteger a roupa do excesso de meleca
9. Folhas de papel sulfite ou cartolina
10. Pedaços de retalho, lantejoulas,se as crianças foram grandinhas vale a purpurina também.
Fonte: Minha Vida
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada