Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).
"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Vamos fazer uma brinquedoteca?

Através do brincar, a criança pode desenvolver sua coordenação motora, suas habilidades visuais e auditivas, seu raciocínio criativo e inteligência. Está comprovado que a criança que não tem grandes oportunidades de brincar e com quem os pais raramente brincam sofrem bloqueios e rupturas em seus processos mentais.
Brincando, ela começa a entender como as coisas funcionam, o que pode e não pode ser feito, aprende que existem regras que devem ser respeitadas, se quer ter amiguinhos para brincar e, principalmente, aprende a perder e a ver que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um jogo hoje, pode ganhar em outro amanhã.

"É no brincar, e talvez apenas no brincar, que a criança ou o adulto fruem sua liberdade de criação."(Winnicott) 
 
O QUE É UMA BRINQUEDOTECA?

Um local estruturado para brincar. Não precisa ser nada chique, sofisticado, enorme. Precisa ser divertido e convidar a criança participar com os seus brinquedos boas horas de diversão e alegria. A criança precisa circular livremente, pondo em prática a sua criatividade e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas. Uma verdadeira sala de brinquedos que deve ser colorida e segura, para que a criança explore todos os objetos sem medo de se machucar ou ser punida.

O que precisa ter em uma brinquedoteca?

  • Magia, fantasia, alegria, cores. Evite tapetes que podem causar alergias, evite espelhos, vidros e móveis com pontas.
  • Use baldes coloridos ou caixas para jogar os brinquedos e fácil para guardar. E tudo precisa estar ao alcance da criança sem que ela corra risco algum.
  • Faça também do quarto de brinquedos um mini home theater também para intertê-lo quando ele estiver mais cansadinho. Deixe os livros a mostra e incentive o seu filho a querer pegá-los e folhea-los.
  • Os pufes bola são diversão garantida e seguro, pois estão no chão.
  • Use os tapetes coloridos de montar (parece de borracha) e existem vários modelos com o alfabeto, números, tem de super heróis e muitas outras opções.
  • Use almofadas para colorir e manter a segurança na brinquedoteca. E brincar com almofadas e travesseiros é uma alegria só.

Se puder investir, invista em…

  • Paredes que servem como quadros para colorir e desenhar.
  • A iluminação é muito importante e faz parte de um bom ambiente.
  • Um TV com um DVD garante a diversão por muito tempo.
  • Compre caixas e baús para deixar tudo organizado e ao mesmo tempo ao alcance da criança.
  • As prateleiras além de ficarem lindas para colocar os livros, porta retratos elas também são muito úteis e dão um charme na decoração.
  • Luminárias coloridas e que parecem brinquedo fazem parte da diversão.

O que não pode faltar!

  • Brincadeira de massinha
  • Cineminha em casa
  • Lápis de cor ou giz de cera
  • Tintas apropriadas, pincéis e muito papel
  • Contar histórias e fazer aquele teatro
  • Som e CDs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE SABER O QUE ACHOU DESTE ARTIGO!

Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada