Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

terça-feira, 13 de julho de 2010

Contos de fadas ajudam a alfabetizar


  

Rapunzel, Peter Pan, Bela Adormecida, João e Maria... A infinidade de personagens de histórias infantis passou a fazer parte do dia a dia do Ciep Dr. João Ramos de Souza, na Ilha do Governador. Como forma de incentivar a leitura e a escrita dos alunos em processo de alfabetização, a professora Ticiana Hatschek resolveu instigá-los utilizando os contos de fadas para trabalhar diversas disciplinas, além de trazer uma leveza para o cotidiano de dificuldades que as crianças da Rede enfrentam.
A professora percebeu que vários alunos da sua turma, a 1.101 do 1º ano do Ciclo, demonstravam pouco interesse pelas atividades e uma certa agitação, mas gostavam de ouvir histórias. Porém, havia uma enorme dificuldade de recontá-las, e muitos nem sequer conheciam as letras do alfabeto. "Eles chegaram para mim com uma enorme dificuldade de interpretação de textos. Agora, conseguem entender o sentido de antes e depois ou de começo, meio e fim", argumenta.
Para chegar a esse resultado, Ticiana iniciou a atividade com um alfabeto de personagens dos contos de fadas e descobriu que os alunos não tinham tanta familiaridade com tais figuras. Foi aí que começou a se consolidar seu projeto intitulado Contos de Fadas: Realidade ou Ficção. Ela passou a fantasiar-se para contar as histórias. Em seguida, com os alunos, sempre monta um texto coletivo sobre a narrativa, fazendo sua reconstrução. A atividade seguinte consiste em um questionário com perguntas e respostas, listando os personagens.
Processo de trabalho
A partir daí, dependendo da história, trabalham-se conceitos de Matemática: números naturais, formas geométricas, medidas, por exemplo. O conhecimento também se estende a outras disciplinas, como Ciências e Geografia, quando se fala de animais, plantas, mapas, datas importantes, entre outros temas. Os alunos assistem a vídeos com a história contada e ouvem uma segunda história a partir das referências da principal.
A primeira história lida foi Peter Pan, para a qual a professora vestiu-se de Sininho. "Na história, havia um crocodilo, então, procuramos falar de outro animal similar, só que mais conhecido: o jacaré. Buscamos saber o que ele comia, como era e por aí vai. Fizemos um mapa da Terra do Nunca. Estudamos outras palavras com a letra P. Fizemos caça-palavras com o nome dos personagens", relembra Ticiana.
Depois do sucesso dessa primeira atividade, as crianças foram apresentadas a outros clássicos da literatura infantil: Soldadinho de Chumbo, Cinderela, Rapunzel, 101 Dálmatas, João e Maria, O Gato de Botas e A Bela Adormecida. "Hoje, cerca de 70% da turma leem e escrevem bem. Alguns alunos ainda estão no meio do caminho, mas sempre dispostos a aprender. Eles ficam encantados com a fantasia", comemora a professora.
Carolina Bessa  
(multirio)
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada