SEXTO CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Este congresso teve como objetivo discutir as novas diretrizes e tenências de ensino para crianças de 0 a 6 anos. O congresso aconteceu entre 21 e 23 de julho, na Escola de Magistratura do Estado do Rio de Aneiro (Emerj).
O evento teve palestras, mesas redondas e oficinas destinadas a profissionais da área de educação. O tema central deste ano foi, "EDUCAÇÃO INFANTIL: NOVOS PARADIGMAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA". Abordou variedades de assuntos, como: sustentabilidade, jogos, múltiplas linguagens, ética, filosofia, tecnologia educacional, psicomotricidade, saúde e nutrição.
Na palestra que abordava a gestão e a construção de indicadores de qualidade para a educação da infância, o professor Claudio Sanches avaliou as mudanças necessárias no sistema atual de ensino infantil. Ele é mestre em educação e sua dissertação analisa a recuperação dos professores. Segundo ele, o dia em que o professor tiver uma formação de qualidade, o prblema do aluno será resolvido.
Ele diz que a gestão é a alma da instituição e esta relacionada com o desenvolvimento de indicadores para analisar o seu funcionamento, pois a qualidade do ensino necessita de indicadores para avaliar o funcionamento da educação, detectar os problemas e buscar soluções adequadas. Ele enfatiza que é necessário um reconhecimento financeiro da profissão e compara que, em países como a França, os salários de professores de ensino infantil e superior são iguais. Sobre instituições de ensino infantil, o palestrante ressalta o papel fundamental do gestor, que deve implamentar um bom PPP e deve conseguir parceiros para conseguir desenvolvê-lo.
Para Sanches, a educação de qualidade é o resultado de um trabalho em conjunto de diversas pessoas, entre elas: o professor, a família e toda a equipe da escola. Não esquecendo dos monitores/inspetores, pessoas que estão do lado de fora da sala e sabem tudo que se passa com os alunos e devem ser ouvidos constantemente.
O gestor pedagógico não deve ter uma função burocrática. Este profissional tem que ser uma liderança, porém deve ser acessível e saber o que acontece na escola. Para ele, o bom diretor é aquele sempre presente que circula pelo ambiente escolar.
O professor sustenta que, na educação infantil, o espaço físico é muito importante para o desevolvimento da criança, para que ela possa melhorar suas habilidades. Além disso, o professor deve buscar estimular a criatividade de cada aluno.
Ele declara que a atualização do proissional deve ser uma grande preocupação, pois os diplomas já saem "vencidos"da faculdade. O professor diz que ao se formar, o que foi conteúdo programático no 1º ou 2º ano da graduação não é mais válido, já sofreu alterações e atualizações. Portanto, o trabalho de pesquisa e atualização deve fazer parte da rotina do professor.
reportagem completa: folha dirigida
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