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MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

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Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
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“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

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Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

terça-feira, 13 de julho de 2010

A toalha rendada do conhecimento

Celso Antunes diz que, na sociedade da informação, professores devem se dedicar mais em explorar contextos, habilidades e inteligências múltiplas e se preocupar menos com softwares de última geração

Tomografias e ressonâncias magnéticas permitem acompanhar o comportamento do cérebro em tempo real. Em uma banca de revistas, você pode encontrar mais informações que nas bibliotecas de anos atrás. Para Celso Antunes, esses são sinais de que a informação se "banalizou", mas isso pouco tem ajudado o professor a compreender como se processa o aprendizado. Diante desse quadro ele se pergunta: Será que as velhas formas de educar estão prestes a ser aposentadas? Será que ainda faz sentido o professor "carregar" saberes?

Em sua palestra na Educar 2001, o professor e especialista em inteligência e cognição se ateve em explicar como otimizar o aprendizado nas escolas brasileiras e "suas salas cheias de alunos". Segundo ele, o que o país precisa é de "idéias plausíveis" e não da "importação de laboratórios sofisticados". Celso Antunes argumenta que o papel do professor, mais do que nunca, é ensinar habilidades e explorar contextos. E isso se aplica a todas as séries e a todas as disciplinas.

Ganchos

Para Celso Antunes, se o professor conseguir fazer com que suas aulas de matemática falem das gôndolas dos supermercados e que as aulas de geografia falem das notícias do Jornal Nacional, ele estará sendo "moderníssimo". Esse esforço de contextualizar, de conectar a sala de aula com o cotidiano é que contribui para transformar informação em conhecimento.

Ele também demonstrou sua preocupação com o ensino de habilidades e competências. Para Celso Antunes, somente quando os alunos souberem classificar, associar, analisar, descrever, deduzir é que as informações ganharão ganchos para aderir de forma duradoura na "toalha rendada do conhecimento".

Ele sustenta ainda que os professores que preferem apenas "depositar" informações nos cérebros dos alunos estão como que atirando "clips" nessa tolha rendada, mas se esquecem de abri-los com ajuda das habilidades. E provoca: a escola leva o aluno a proteger uma árvore porque ele decorou um slogan ou porque o ensinou a sentir e a compreender a importância das árvores para seu entorno social?

Fala na tua língua

Celso Antunes também criticou as maneiras tradicionais de avaliar. Segundo ele, as escolas deveriam "designar seus alunos por suas propriedades, não por suas ausências". "Nos preocupamos em avaliar pelo máximo e não pelo ótimo, sem levar em conta as potencialidades dos alunos", completou.

Outra maneira de ignorar os talentos dos alunos apontada por ele em sua palestra seria a recusa em avaliar os alunos por suas inteligências múltiplas, em outras formas de expressão além da escrita. Para o professor, os alunos deveriam ter o direito de demonstrar seus conhecimentos nas mais variadas linguagens: música, teatro, desenho, etc. Segundo ele, o que os professores deveriam dizer a seus alunos é: "Fala na tua língua que eu saberei ler os teus saberes."

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Vitor Casimiro
Exclusivo para o Educacional
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

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