Quem sou eu

Minha foto
MARAVILHOSA, Rio de Janeiro, Brazil
Diante de tanta contradição da vida, aprendi que devo ter alto astral acima de qualquer coisa!Eu nunca imaginei que seria pedagoga. Não me preparei para isso. Ela chegou sem que eu preparasse o seu caminho e por isso fiquei tão apaixonada. Essa é para mim a profissão mais linda e digna que existe... Sem sonharmos e idealizarmos algo melhor, nunca poderemos alcançar um diferencial.Essa é minha ideologia e não posso deixar que apaguem por não acreditarem que existe solução para a educação do nosso país,"Não,podemos viver sem ideologias, ter sucesso sem acreditar em valores fortes, concretos,lutar por nossos objetivos sem acreditar que eles serão alcançados,almejar uma vida de realizações soterrando nossas verdadeiras crenças.Tenha suas ideologias muito bem definidas e paute sua vida sobre elas. Não tenha medo do que os outros vão pensar se você está realmente convicto no que acredita ser o certo,não tenha medo de fracassar embasado nelas, aprenda que neste mundo nada é absolutamente ruim ou bom e que sempre,terá que defender suas escolhas e pagar por elas." Eu estou consciente pela escolha que fiz na minha vida profissional,e você?

Seguidores

visitas

Powered By Blogger

Contatos pessoais

e-mail pessoal:
luciana.moraesmaluf@gmail.com

Msn1:
lucianammaluf@hotmail.com
Msn2:
pedlumoraes@hotmail.com
Este espaço é algo criado por mim para dividir, com todos que, assim como eu, adoram de fato o que fazem dentro da educação, um pouco do que pesquiso na internet e também do que tenho de material voltado à esta área que de fato sou louca de paixão.

Peço desculpas pela demora em atualizar os conteúdos.

No mais, a todos que visitam este blog, espero que até o momento tudo que há de conteúdo esteja sendo agradável.

Com carinho,

Lu Moraes
contato: luciana.moraesmaluf@gmail.com
msn: pedlumoraes@hotmail.com

“Ninguém começa a ser educador numa certa terça-feira às quatro horas da tarde. Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão sobre a prática”

(Paulo Freire, em “A educação na cidade”)

“Ser professor é um privilégio. Ser professor é semear em terreno sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes" Gabriel Chalita

Traduzir página

Eu fico com a pureza da resposta das crianças: a vida é bonita.
Viver e não ter a vergonha de ser feliz.
Cantar e... cantar e ...cantar a eterna beleza de ser aprendiz.
Eu sei que a vida devia ser bem melhor. E será.
Mas issoo impede que eu repita: é bonita, é bonita, é bonita!
(Gonzaguinha).

"Há os que adquirem conhecimento pelo valor do conhecimento - e isto é vaidade de baixo nível. Mas há os que desejam tê-lo para edificar outros - e isto é amor. E há outros que o desejam para que eles mesmos sejam edificados - e isto é sabedoria." - (Bernardo de Claraval)
"Todas as postagens que não são de minha autoria é dado o devido crédito e citado a fonte, até porque quando se copia algo de alguem a intenção não é fazer plágio, e sim divulgar as informações para um maior número de pessoas favorecendo assim o conhecimento."
Lucia Araújo/cc: Luciana Moraes

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Ter livros em casa eleva educação das crianças

foto

Os pais que têm livros em casa aumentam o nível de educação que seus filhos irão atingir, independentemente dos fatores sociais ou da cultura de cada país. Essa conclusão foi feita por um estudo Universidade de Nevada, nos EUA, que analisou 70 mil casos em 27 países e levou 20 anos para ser concluído. A pesquisa da Universidade de Nevada , auxiliada pela Universidade da Califórnia e Los Angeles e pela Universidade Nacional Australiana, foi o maior e mais abrangente já realizado sobre o que influencia o nível de educação que a criança alcançará ao longo da vida.
Durante anos, os educadores pensavam que as pessoas que atingiam altos níveis de educação tinham os pais altamente qualificados. Mas, surpreendentemente, este estudo mostrou que também faz diferença quando a criança é criada em um lar sem livros ou criada em um lar com uma biblioteca com 500 livros, por exemplo.
Os dois fatores, pais alfabetizados (com cerca de 3 anos de ensino) ou com formação universitária (de 15 a 16 anos de escolaridade) e ter um número considerável de livros em casa, impulsiona em média 3,2 anos adicionais de educação para a criança.
A autora e coordenadora do estudo, Mariah Evans, estava particularmente interessada em descobrir maneiras de beneficiar a educação de filhos de pais com menor grau de escolaridade. "Que tipos de investimentos deveríamos estar fazendo para ajudar essas crianças chegar à frente? Os resultados deste estudo indicam que a obtenção de alguns livros em suas casas é uma forma barata de ajudar essas crianças a ter sucesso", afirma a pesquisadora.
Ela ressaltou ainda que quanto mais livros os pais conseguirem agregar na biblioteca melhor, no entanto, tendo apenas 15 ou 20 exemplares em casa já há um impacto significativo sobre a propulsão do filho para maior nível de escolaridade.
O estudo mostrou, ainda, que não importa a condição socioeconômica dos pais (se são ricos ou pobres) e a condição cultural do país, ter livros em casa agrega vantagens em qualquer circunstância. Na China, por exemplo, com 500 livros em casa, as crianças adquirem 6,6 anos a mais de educação. Já nos Estados Unidos, o efeito é de 2,4 anos, porém ainda constitui uma vantagem significativa.
Os pesquisadores ficaram impressionados com o forte efeito que ter livros em casa tinha sobre a realização educacional das crianças, mesmo além de fatores como nível de escolaridade e ocupação dos pais, PIB e sistema político do país.
Nem especial, nem regular, nem pra "normais", nem pra "deficientes"...apenas educação, porque chegará o dia que educação será uma coisa só.

Visualizações de páginas da semana passada